quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Organizadores dão mais um passo na preparação da 31ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras

16 de março de 2023 Arquidiocese

Após terem definido o tema e o lema no último encontro, ocorrido em fevereiro, os organizadores da 31ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Arquidiocese de Mariana estiveram reunidos na noite de segunda-feira, 13 de março, no Centro Comunitário de Teixeiras (MG) para dar continuidade aos preparativos da peregrinação.

Contando com a presença de 32 pessoas, segundo a militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Claudinea Aparecida Ferreira, os participantes fizeram um balanço sobre como estão sendo desenvolvidas as atividades das comissões do evento, Liturgia, Infraestrutura, Alimentação, Divulgação/Mobilização, Acolhida e Animação, a fim de dar os devidos encaminhamentos ainda necessários.

De acordo com o Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, Padre Geraldo Martins, “a reunião mostrou que a preparação caminha a passos largos. Alegra-nos e nos enche de esperança a animação das lideranças da Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras, que revelam competência na organização e mobilização das equipes de serviço, tão necessárias para o êxito da Romaria. O acompanhamento do Administrador Paroquial, Padre Francisco Maria de Castro Moreira, tem sido fundamental para sonharmos com uma Romaria com grande participação popular”.

Padre Geraldo Martins ainda recorda que a construção da peregrinação é feita por várias mãos. “A construção da Romaria é coletiva, envolvendo a Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese, a paróquia anfitriã e os movimentos populares, sindicatos e outros parceiros na luta pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores. Consideramos o processo tão importante quanto a própria Romaria”, explicou.

Para o próximo mês, está prevista a última reunião, no dia 13 de abril, com a presença das equipes organizadoras da Romaria.

Sobre a Romaria

Realizada desde 1991, a Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Arquidiocese de Mariana chega, em 2023, em sua 31ª edição. Neste ano, a peregrinação tem como tema “Trabalhadoras e Trabalhadores com fome e sede de justiça lutam por libertação” e como lema “A natureza está doente, não seja indiferente!”.

Tradicionalmente realizada em 1º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalhador, a Romaria visa mostrar o esforço da Igreja em se colocar ao lado da classe trabalhadora e de seus desafios, sendo sua organização confiada à Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana.

Após ter sido realizada por 15 anos consecutivos em Urucânia (MG), atualmente, o evento é itinerante, tendo sido escolhida a cidade de Teixeiras, na Região Mariana Leste, para acolhê-la em 2023. Segundo Claudineia, a razão foi pelo município ser “um território em exploração pela mineração e manipulação do povo de Teixeiras”.

Foto: Claudinea Aparecida Ferreira