segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Padre André é empossado como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires

19 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Na última quinta-feira, 14 de dezembro, dia em que a Igreja celebrou a Memória de São João da Cruz, durante a celebração da Santa Missa, o Padre André Oliveira Quintão tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires (MG).

A celebração foi presidida pelo Vigário Episcopal da Região Centro, Padre Vanderli Reis Augusto, e contou com a presença de presbíteros, diácono, religiosas, seminaristas do Seminário São José, paroquianos, representantes de pastorais e movimentos, visitantes da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Urucânia (MG), e de familiares do pároco empossado.

Em sua homilia, Padre Vanderli destacou que o tempo do Advento nos leva a recordar também de São João Batista, aquele que teve a missão de preparar os caminhos para Jesus Cristo e anunciou a esperança, a vida e a alegria.

Padre Vanderli recordando-se de um texto escrito pelo Cardeal Arinze, destacou os quatro amores do sacerdote que são: Jesus Cristo, a Sagrada Escritura, a Igreja e a Virgem Maria.

“O primeiro amor, é o amor a Jesus Cristo. O sacerdote age ‘in persona Christi’. Todo o seu ministério se configura ao Cristo Bom Pastor, e essa é a missão do padre: ser aquele que testemunha Jesus Cristo por palavras e exemplos. O segundo amor, é o amor a Sagrada Escritura. Padre André, o senhor pregará, ensinará, orientará o povo na caminhada, mas a maior pregação não é falar tanto, mas testemunhar a Palavra de Deus com a própria vida.

O terceiro amor, o amor a Igreja. Através da pessoa de Jesus Cristo, servimos a Igreja que é a comunidade dos seus seguidores, por isso, amar à Igreja é servir com maior generosidade a todos os fiéis. O quarto amor, o amor a Virgem Maria. O próprio Cristo nos deu Sua Mãe como nossa Mãe, por isso, Maria é a Mãe dos sacerdotes, é Mãe da Igreja, é a Mãe de todos nós. Ela, que lá em Urucânia é invocada como Senhora do Bom Sucesso e Senhora das Graças, e aqui, em Brás Pires, como Senhora do Rosário, demonstra que o senhor está sendo entregue de Mãe para Mãe”, recordou o presidente da celebração.

Após a homilia, procedeu-se os demais ritos da cerimônia de posse, quando Padre André foi interrogado publicamente sobre a sua disposição em colaborar com o Arcebispo Metropolitano de Mariana e cuidar com zelo da porção do povo de Deus que lhe foi confiada. Na oportunidade, ele realizou o juramento de fidelidade e obediência, bem como comprometeu-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica. Antes, no início da celebração, ele emitiu a profissão da fé.

Ao final da celebração, o novo pároco da cidade de Brás Pires recebeu os cumprimentos dos presentes e expressou sua gratidão pela nova missão que lhe foi confiada pela Igreja, por meio do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. “O nosso agradecimento a todos vocês. Poucas horas que nós estivemos na paróquia, já sentimos essa alegria, este calor humano”, disse Padre André.

Texto: Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires.

Fotos: Carlos Pinheiro