segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Padre Pedro Hugo é apresentado como Administrador Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga

26 de abril de 2023 Arquidiocese

A Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga, celebrou no último domingo, 23 de abril, a apresentação do novo Administrador Paroquial, Padre Pedro Hugo Alves Talin. A celebração foi presidida pelo Vigário Episcopal da Região Mariana Leste, Padre Luiz da Paixão Rodrigues.

Estiveram presentes na celebração religiosos, fiéis, amigos e familiares do Padre Pedro Hugo. À ocasião, também contou com a presença do Diácono Délio Duarte, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

No início da celebração, foi realizada a leitura da provisão, o decreto no qual Padre Pedro Hugo é nomeado como Administrador Paroquial pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

É importante destacar que o Padre Pedro Hugo já atua na Paróquia São Miguel Arcanjo desde o dia 15 de janeiro, quando foi acolhido como vigário paroquial. Após quase dois meses, no dia 10 de março, ele foi nomeado como Administrador Paroquial da paróquia ora apresentada.

Dando sequência a liturgia, Padre Pedro Hugo proclamou o Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas (Lc 24,13-35). Logo depois, o Padre Luiz Paixão, em sua homilia, colocou-se à disposição do Padre Pedro Hugo e lhe desejou êxito na missão em anunciar Jesus Cristo.

“Eu tive alegria, em 2014, como diretor do Seminário, em Barbacena (MG), de acolher o Pedro e o acompanhei durante um ano como seu formador. Foi uma caminhada tão bonita, que mais do que formador e seminarista, nós nos tornamos grandes amigos, tão amigos, que eu até celebrei o casamento da irmã dele.

Hoje, acolhendo o Padre Pedro, como seu Pastor, que vocês caminhem com ele, acolham o Padre Pedro, não só como mais um, mas como alguém da casa de vocês, da família de vocês.

Padre Pedro, assuma essa missão hoje, como discípulo de Emaús, com o coração ardente, ajude esse povo a sentir a presença de Cristo, no anúncio da palavra, ajude esse povo também a sentir a alegria, a sentir o coração ardendo, ouvindo a proclamação da Palavra.

Padre Pedro, Deus te abençoe nesta missão. É uma alegria muito grande caminhar com você. Somos irmãos, como seu irmão eu me coloco inteiramente a sua disposição. Caminhamos juntos na fé”, disse.

Ao final da homilia, Padre Pedro foi interrogado publicamente para manifestar a sua disposição em cooperar com o Arcebispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que a ele foi entregue. Em seguida, foi realizada a assinatura dos documentos de posse.

Encerrado a celebração uma grande fila de fiéis foi feita para cumprimentar o seu novo pastor.

Depoimentos dos cristãos católicos de Araponga (MG)

De acordo com uma fiel presente na celebração, o Padre Pedro traz ânimo as atividades da pastoral. Já outra fiel declarou que caminhar na companhia do Padre Pedro é muito gratificante e que há muita esperança de que seu pastoreio continue trilhando o caminho de prosperidade assim como ocorria com seu antecessor.

Com informações e fotos da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia São Miguel Arcanjo