segunda-feira

, 23 de dezembro de 2024

Padre Ronaldo Gomes Chaves é apresentado como novo Capelão da UFV

06 de agosto de 2024 Arquidiocese

O Padre Ronaldo Gomes Chaves foi apresentado na noite da última sexta-feira, 2 de agosto, como o novo Capelão da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Momento significativo para a comunidade universitária e local, a celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na capela da instituição.

A missa contou com a presença dos Padres Luiz da Paixão Rodrigues e Geraldo Martins, dos membros da Fraternidade Pequena Via, integrantes da UFV e da comunidade viçosense, que se reuniram para apoiar e celebrar a nova etapa na vida espiritual da capelania.

Durante a homilia, Dom Airton enfatizou a importância do papel do Padre Ronaldo como guia espiritual, sublinhando a necessidade de compromisso e dedicação na nova função. A celebração foi marcada por uma profunda solenidade e por momentos de reflexão e oração, reforçando os laços de comunhão e apoio entre os presentes.

No final da missa, em resposta ao chamado e ao acolhimento, o Padre Ronaldo fez um discurso de agradecimento, destacando a importância da colaboração entre a comunidade viçosense e a comunidade acadêmica, em especial aos estudantes, para fortalecer a vida espiritual.

Onde tudo começou

Para além da nova responsabilidade eclesial, a vida do presbítero já esteve entrelaçada anteriormente com a da UFV: foi na capelania da instituição de ensino, onde cursava Engenharia Florestal, que experimentou o processo de discernimento vocacional.

“É muito significativo o fato de eu ter começado a minha vocação na universidade, exatamente, nessa capela”, descreveu Padre Ronaldo sobre os sentimentos ao assumir o novo ofício.

Foi como estudante de graduação que passou a integrar mais intensamente da vida da Igreja, indo aos encontros de jovens e realizando cursos bíblicos. “[Comecei] a participar das atividades que a capela ia promovendo e isso abriu, para mim, um horizonte que não estava ainda no meu pensamento: responder ao projeto de Jesus Cristo. Um projeto de amor, de companheirismo, de solidariedade, de um cuidado muito grande com os pequenos e com os necessitados”, frisou.

Apesar do espaço geográfico já fazer parte da sua história de vida e vocacional, o sacerdote pontuou que, como toda missão, há seus desafios, mas sem perder a confiança. “É [também] uma grande possibilidade de estar olhando para isto: um mundo melhor, uma sociedade melhor, a partir do encontro que as pessoas vão fazendo com Jesus Cristo e seu projeto de vida”, afirmou.

 

Fraternidade Pequena Via

Além do ofício de Capelão, Padre Ronaldo também foi designado para acompanhar a Fraternidade Pequena Via, uma Comunidade Católica de Vida e Aliança que tem como sede a cidade de Viçosa. Anteriormente, o Diretor Espiritual da comunidade e Capelão da UFV era o Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre, falecido em abril deste ano.

“Nós somos contemporâneos de universidade e fomos companheiros de caminhada: entramos no Seminário no mesmo ano e fizemos a caminhada muito junto, um ajudando o outro”, contou Padre Ronaldo sobre sua relação de amizade com o seu antecessor. “Eu sei que vai ser diferente, é outro caminho, cada um faz a sua jornada, mas, para mim, é uma grande alegria”, disse.

“Outro aspecto muito importante também é o agradecimento a Deus pela forma como eu tenho sido recebido pelas comunidades da Pequena Via e universitária. Então, é uma alegria e é um desafio grande estar nesse espaço podendo servir a Deus. Tomando algo da espiritualidade de Santa Teresinha, que marca a Pequena Via: ‘devo Florescer onde Deus me plantou’”, reforçou Padre Ronaldo.

Com informações da Pastoral da Comunicação da UFV

Fotos: Pascom da UFV