sexta-feira

, 23 de fevereiro de 2024

Padre Vitor Campos toma posse como pároco da cidade de Piranga

27 de novembro de 2023 Arquidiocese

Na noite da segunda-feira, 20 de novembro, o Padre Vitor Nogueira de Campos foi empossado como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG). Padre Vitor é o padre mais novo da Arquidiocese de Mariana e assume uma das paróquias mais antigas de Minas Gerais, onde já colaborava como vigário paroquial desde janeiro de 2023.

A Santa Missa com rito de posse canônica foi celebrada às 19h, na Igreja Matriz, e contou com a presidência do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e com a participação de presbíteros, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que residem na cidade, de membros da comunidade paroquial, de parentes e amigos de outras localidades.

Durante a celebração, marcada pelo clima orante, Padre Vitor proclamou a profissão da fé diante do altar, recebeu entre suas mãos o Santo Evangelho, fez o juramento de fidelidade e obediência diante do Arcebispo, comprometendo-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica. Além disso, ele assinou a ata de posse, instante oficial no qual assumiu a sua missão de pastorear o rebanho e conduzir a porção do povo eleito do Senhor a ele confiado.

Na homilia, Dom Airton afirmou que, sendo luz para todos, Jesus Cristo ajuda a cada um trilhar bem o caminho para chegar até Deus. “Tudo isso nós podemos fazer juntos, a comunidade de fé, a paróquia, todos nós caminhamos juntos, não existimos sozinhos”, disse o Arcebispo.

Ele ressaltou ainda que, para isso, “a Igreja dá no tempo certo e adequado o pároco, o pastor próprio da paróquia”, lembrando que o pároco é “aquele que nos ajuda a continuar caminhando, a termos sempre luz e ajudarmos a iluminar os outros, para que também enxerguem aquele que é o caminho para Deus”.

Ao final, a coordenadora paroquial, Maria José Reis, acolheu o novo pároco com uma bela mensagem, em nome de todos os paroquianos. “Nossas comunidades, urbanas e rurais, sob a orientação de seus coordenadores, não medirão esforços para tornar mais leve sua missão. Todas nossas pastorais, movimentos e ministérios, bem como os funcionários da paróquia estarão, igualmente, empenhados nesse mesmo propósito. Nós, seus paroquianos, não o deixaremos sozinho. Pode contar com nossas orações, ajuda e amizade. Coragem!”, afirmou.

Padre Vitor, durante a sua mensagem dirigida a todos os presentes, abordou três aspectos importantes, para o exercício dessa nova função: a confiança em Deus, como fundamento principal de seu pastoreio; a finalidade da sua missão nesta paróquia, a qual é de anunciar a todos, em todos os ambientes e de todas as formas o Evangelho de Jesus Cristo; e o maior desafio que terá pela frente, o qual não está ligado ao ofício, mas ao superar-se a si.

Após a celebração, Padre Vitor recebeu os cumprimentos dos fiéis, sendo conduzido, com cantos e muita alegria, ao Salão Paroquial onde foi servido um jantar. Ele sucede ao Padre Reginaldo Coelho da Costa, que foi nomeado pároco e transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).

Rogamos a Nossa Senhora da Conceição que interceda ao seu Filho, o Bom Jesus, para que o seu ministério sacerdotal seja fecundo nas terras piranguense.

Texto: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga

Fotos: Fabiana Menezes e Heloisa Helena

Agenda