quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Padres do Clero Marianense estiveram presentes no 18º Encontro Nacional dos Presbíteros realizado em Aparecida (SP)

18 de maio de 2022 Arquidiocese

Com o tema “Presbíteros: Comunhão e Missão” e o lema “Vós sois todos Irmãos” (Mt 23,8), aconteceu entre os dias 09 e 14 de maio, em Aparecida (SP), o 18º Encontro Nacional dos Presbíteros. À ocasião, cerca de 532 sacerdotes de todas as Igrejas Particulares do Brasil estiveram presentes. Já a Arquidiocese de Mariana foi representada pelos padres João Paulo da Silva, José Afonso de Lemos, Luiz Roberto de Souza e Vanderli Reis Augusto.

Para ajudar na reflexão sobre a temática proposta, o evento contou com as assessorias do sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá (MT), Padre Rosimar José de Lima Dias, e do Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado.

Para o Padre João Paulo, diante dos desafios do tempo presente, ocasionados pela pandemia da Covid-19, os assessores ajudaram os presentes a identificar os problemas atuais e os direcionou na solução dos mesmos.

“Padre Rosimar nos proporcionou identificar as muitas patologias provenientes do momento que nos leva a uma ‘ditadura do eu’ para nos conduzir ao ‘ser integral’, vencendo essa tendência do fechamento que a muitos leva ao desanimo e até ao suicídio”, comentou.

Por sua vez, “Dom Joel trabalhou muito a partir da mudança de época que nos deixa um tanto perdidos. Para superação dessa realidade, ele apontou Abraão como grande expoente para o seguimento, mostrando que o deserto é fértil. Por isso, não nos deixemos vencer pela amargura, [pois] o caminho leva à Terra Prometida. Por isso, o exercício do Ministério deve ser na comunhão: descentralizar-se para descentralizar”, continuou.

Ainda conforme Padre João Paulo, é necessário ter cuidado com o monopólio interno e não temer a concorrência, pois a ingratidão não tornou Moisés ingrato, mas o preparou uma Vitória que ele não viu. “O encontro foi uma maravilha para um bom aprofundamento no momento presente, apontando caminhos para não cairmos nas patologias pessoais e nas polarizações eclesiais, pois somos todos irmãos”, avaliou.

Padres representantes do Regional Leste 2 no 18º Encontro Nacional dos Presbíteros

Carta

Ao final do evento, foi divulgada uma carta sobre o 18º Encontro Nacional dos Presbíteros, abordando sobre os assuntos refletidos durante a reunião. Ainda, à ocasião, foram eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) pelo período de quatros anos, sendo:

Presidente: Padre André Luis do Vale – Diocese de Uruaçu (GO)

Vice-presidente: Padre Fausto Marinho Carvalho Filho – Arquidiocese de São Paulo (SP)

1° Secretário: Padre Rudinei Lasch – Diocese de Cachoeira do Sul (RS)

1° Tesoureiro: Padre Ariosvaldo de Jesus Aragão – Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA)

Confira a carta final do encontro (AQUI).

Com a colaboração do Padre João Paulo da Silva e com informações da CNBB

Fotos: Representante do Leste 2 da CNBB

Agenda