sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Palestra da Academia Mineira de Letras aborda biografia de Dom Viçoso

17 de novembro de 2021 Arquidiocese

Nesta quinta-feira, 18 de novembro, palestra da Academia Mineira de Letras (AML) abordará a biografia de Dom Viçoso, escrita por Dom Silvério Gomes Pimenta. Para participar da conversa com o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e o acadêmico JD Vital, foi convidado o padre José Carlos dos Santos do Clero Marianense.

Durante a entrevista, padre José Carlos contou os trabalhos realizados na 4ª edição do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana e Conde da Conceição”, lançada neste ano. Além disso, ele também falou sobre o perfil do biógrafo, Dom Silvério, que foi o primeiro bispo negro do Brasil e o primeiro negro a eleger-se para a Academia Brasileira de Letras.

Durante a exposição sobre a vida de Dom Viçoso, que fundou o Colégio do Caraça e foi Arcebispo de Mariana, padre José Carlos recordou que o Venerável foi um militante contra a escravidão, chegando a escrever um texto de 60 páginas para frisar todos os argumentos contrários ao cativeiro.

Outros pontos destacados pelo sacerdote foi a atuação de Dom Viçoso como educador, tanto à frente do Caraça quanto em Mariana, onde reabriu o Seminário. Dom Viçoso também foi lembrado pela postura firme em defesa da autonomia política da Igreja Católica frente ao Império, em um momento histórico em que a Igreja e o Estado, no Brasil, eram ligados.

A entrevista pode ser conferida no canal de YouTube da AML a partir das 11h desta quinta-feira. Assista em:

Texto: Com informações da Assessoria de Comunicação da AML (Ascom AML)

Imagem: Ascom AML/Divulgação

Veja também:

Dom Silvério é homenageado na cidade de Congonhas

Agenda