quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Papa envia ajuda ao Brasil e outros países mais afetados pela pandemia

18 de junho de 2021 Igreja no Brasil

Os povos que mais sofrem no mundo com a pandemia da Covid-19 ganharam novamente a atenção do Papa Francisco. Nesta quinta-feira (17), através da Esmolaria Apostólica, o Pontífice enviou 38 ventiladores pulmonares além de material médico-sanitário a 9 países em crise. Entre eles, o Brasil, que voltou a ter média de mortes acima de 2 mil em 24 horas, contabilizando mais de 496 mil vítimas por causa do vírus.

O destino das doações do Papa

Para combater a coronavírus, os ventiladores pulmonares – uma máquina que ajuda o paciente a respirar quando ele não consegue fazê-lo sozinho pelo nível de insuficiência respiratória ou complicações de quadros clínicos, por exemplo – estão ajudando no tratamento dos internados e contribuindo para salvar milhares de vida no mundo inteiro. São equipamentos essenciais nas instituições de saúde, com demanda aumentada durante a pandemia de Covid-19 já que a doença afeta principalmente as vias respiratórias.

O Brasil vai receber 6 ventiladores pulmonares, mas as doações também foram encaminhadas às Nunciaturas Apostólicas de países da América Latina – como Colômbia, Argentina, Chile e Bolívia, além de Índia, África do Sul, Síria e Papua Nova Guiné. Todo o material, em seguida, será distribuído aos hospitais para tentar aliviar a pressão das estruturas já que “a emergência sanitária ainda permanece forte em muitas partes mais pobres do mundo”, afirma um comunicado da Esmolaria Apostólica, “enquanto a campanha de vacinação está avançando intensamente nos países mais ricos”.

Os novos desafios da pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está inclusive lançando um novo alarme sobre o aumento de contágios devido às variantes do vírus, apesar dos esforços dos profissionais de saúde em todo o mundo. Por isso não se pode dizer que a pandemia está sob controle. Enquanto a Europa discute sobre o “green pass”, o passe livre para poder viajar sem restrições, a propagação de variantes é assustadora: só no Reino Unido, o número de casos com a ‘variante Delta’, inicialmente identificada na Índia, está aumentando.

No Brasil, segundo dados do consórcio de imprensa da noite desta quinta-feira (17), 496.172 pessoas faleceram vítimas da Covid-19. Já o número total de casos é de 17.704.041.

Próximo a completar a triste marca de 500 mil vítimas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará neste sábado (19) uma mobilização com orações e homenagens para fazer memória de tantos brasileiros e brasileiras que partiram e para ressaltar a mensagem de que “toda vida importa”.

Texto: Vatican News com informações do G1 e da CNBB

Foto: Vatican News

Veja também: 

CNBB prepara mobilização em homenagens às 500 mil vítimas de Covid-19 no Brasil

Agenda