sábado

, 02 de julho de 2022

Paróquia Bom Pastor, em Barbacena, promove formação sobre o Sínodo 2021-2023

30 de março de 2022

A Paróquia Bom Pastor, em Barbacena (MG), realizou nesta terça-feira, 29 de março, das 19h às 22h, sua formação sobre o Sínodo 2021-2023 para aproximadamente 70 agentes de pastorais.

Ministrada pelo Pároco, Padre Luizmar Rocha, os presentes puderam compreender melhor sobre esse momento ímpar da Igreja, quando pela primeira vez num Sínodo se escuta as bases eclesiais, mas também pessoas de várias categorias para além da comunidade de fé, e através dessas, vozes de milhares de cristãos do mundo católico se farão ouvir no Sínodo, em 2023 na cidade de Roma, através dos bispos.

A formação terminou com a constituição de algumas equipes de escuta que estarão indo a campo, de forma inter e extra eclesial para acolher e recolher pela escuta no Espírito Santo o que tantos desses nossos irmãos e irmãs têm a dizer à Igreja nesse momento de construção coletiva do Sínodo 2023, quando estamos sendo reforçados enquanto Igreja a caminhar juntos na construção do Reino de Deus.

Dessa forma, será concluído o primeiro passo da fase paroquial para que a equipe paroquial da escuta envie até 30 de maio sua síntese à Região de Pastoral.

Jornal Pastoral

Sínodo 2021-2023 é tema também da nova edição do Jornal Pastoral. Na publicação é contextualizado como está ocorrendo o processo sinodal e de escuta na Arquidiocese de Mariana. Ainda, em artigo, o Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, pontua que a tarefa de escutar, como propõe o Papa Francisco, é desafiante, porém necessária.

LEIA AQUI A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL PASTORAL

Texto: Padre Luizmar Rocha

Fotos: Coordenação Paroquial 

Veja também:

Equipe de Animação Arquidiocesana para o Sínodo disponibiliza materiais para ajudar no processo de escuta

Sínodo 2021-2023 ganha novo espaço no site da Arquidiocese de Mariana

VEJA TAMBÉM