domingo

, 14 de agosto de 2022

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, realiza cerimônia de aposição de coroa de flores no túmulo de Aleijadinho

22 de novembro de 2021 Arquidiocese

Aconteceu na manhã da última quinta-feira, dia 18 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, mais especificamente no altar da Boa Morte, em Ouro Preto (MG), a cerimônia de aposição de uma coroa de flores no túmulo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, pela passagem do aniversário de sua morte. Na data, que marca o falecimento do artista em 1814, celebra-se também o Dia do Barroco Mineiro.

A cerimônia foi marcada pela participação de autoridades municipais e eclesiais: o prefeito Ângelo Osvaldo de Araújo Santos, a vice-prefeita Regina Braga, a secretária de turismo Margareth Monteiro; o secretário da Casa Civil; Zaqueu Astoni, o Bispo Emérito de Oliveira (MG), Dom Francisco Barroso Filho, e o Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre Edmar José da Silva. Ainda, participaram da cerimônia dois funcionários da empresa Anima Conservação e Restauro.

A cerimônia foi aberta com a fala de Dom Barroso que fez uma abordagem sobre a vida e religiosidade do Aleijadinho. Em seguida, fizeram o uso da palavra o prefeito municipal de Ouro Preto e o Reitor do Santuário. Após a fala das autoridades, foi feita a aposição da coroa de flores no referido túmulo. Essa cerimônia foi marcada de simbolismos em homenagem ao Mestre do Barroco Mineiro.

Também foi feita memória ao saudoso Gilson Felipe Ribeiro, proprietário falecido da empresa Anima Conservação e Restauro, responsável pela obra de restauração do Santuário. O senhor prefeito, como forma de homenagem, convidou funcionários da referida empresa para depositar a coroa de flores no túmulo do Aleijadinho, enquanto os sinos do Santuário dobraram toque fúnebres.

Confira a breve entrevista com Ângelo Osvaldo e Dom Barroso sobre a data:

 

Texto e imagens: Pascom da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG)

Veja também:

Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Cachoeira do Campo: 260 anos de fé e cultura

Agenda