terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, promove “Bate-papo com o Padre”

30 de maio de 2022 Arquidiocese

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), promoveu no último dia 23 de maio, um “Bate-papo com o Padre”. O evento aconteceu em sintonia com a Semana das Comunicações Sociais, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras entidades parceiras há três anos, em preparação para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado na Solenidade da Ascenção do Senhor.

O objetivo do evento foi de abordar o tema da escuta  a partir do ponto de vista da fé e da psicologia, tendo em vista que a escuta é decisiva para a comunicação, bem como para um autêntico diálogo, como afirma o Papa Francisco em sua Mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Socias. O tema geral do bate-papo foi “A escuta como dimensão do amor” e contou com a colaboração do Vigário Paroquial, Padre Bruno Gomes, que falou sobre a escuta na comunicação entre Deus e a humanidade,  da psicóloga e agente de pastoral, Naisy Milagres, que abordou a escuta na relação com o outro.

Após a apresentação do tema, os presentes puderam participar com comentários, reflexões e perguntas aos palestrantes. Além disso, o evento foi realizado em parceria com as Obras de Caridade Santa Dulce dos Pobres, que promoveu a campanha do cobertor, cuja doação será destinada às pessoas mais necessitadas neste tempo de frio.

“Sabemos que no contexto atual, perdemos a capacidade de ouvir a pessoa que temos diante de nós, tanto nas relações cotidianas, quanto na discussão dos assuntos mais importantes ao nosso redor. Todos nós, batizados, fiéis, consagrados, agentes de pastoral, profissionais, estudantes, entre outros, desempenhamos, cada um a seu modo, o papel de comunicador, ao mesmo tempo em que carregamos a necessidade humana de sermos ouvidos. Entretanto, a recusa ou fuga da escuta de Deus e do nosso semelhante pode nos levar a atitudes agressivas. Quando observamos a realidade, notamos que as relações humanas estão marcadas pelo individualismo, falta de diálogo, impaciência, polaridade, incompreensão. Por isso, sempre precisamos avaliar a qualidade da nossa escuta, como nos ensinou Jesus (cf. Lc 8, 18). Os desafios são muitos: a quem escutamos, o que escutamos e como escutamos?”, ponderou o agente da Pascom, Fabiano Matos.

O Bate-Papo com o Padre é uma iniciativa que surgiu durante o auge da pandemia causada pelo novo coronavírus, tendo sido promovido em forma de live, através da página da Paróquia no Facebook, com a presença do Pároco, Padre Reginaldo Coelho da Costa. À época, foram refletidos temas como família, fé e depressão, ansiedade, fé e saúde, entre outros, com o intuito de ajudar os fiéis, naquele momento difícil, a passar pela pandemia com mais serenidade e confiança em Deus. Portanto, essa foi a primeira vez que o evento foi realizado de forma presencial no Salão Paroquial.

A partir de agora, a Pascom pretende todo mês realizar um Bate-Papo com o Padre para abordar temas atuais e pertinentes à vida das pessoas, a fim de promover não só reflexão, mas também diálogo e vida. Ao final, concluiu-se que a escuta é uma dimensão do amor, pois está relacionada com a capacidade de acolher, ouvir e dar espaço ao outro.

Texto e imagens: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG)

Veja também:

Agentes da Pascom falam sobre a atuação na pastoral neste 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Leia a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais na íntegra AQUI 

Agenda