quinta-feira

, 18 de julho de 2024

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério, comemora 180 anos de sua criação

07 de dezembro de 2021 Arquidiocese

A Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério (MG), celebra, no próximo dia 21, os 180 anos de sua criação. Em comemoração à data, uma programação rica com diversas atividades para a população, comemorando o dia que a lei canônica transformou a capela erguida em comunidade paroquial foi preparada.

As comemorações terão início neste sábado, 11 de dezembro, quando a réplica da imagem de Nossa Senhora da Saúde visitará às comunidades rurais até o dia 16, e seguirá até o dia 26. O evento será contemplado com missas, procissões, quermesses e apresentações artísticas de filhos da terra e cidades vizinhas, observando as normas e orientações dos órgãos de Saúde Municipal.

História da Paróquia

Segundo o livro de Tombo, do arquivo paroquial, em 1755 foi transferido para a região o padre Domingos de Araújo acompanhado de escravos para se apossar das terras demarcadas por Matias Barbosa. Em 1740, ele fundou a fazenda do Circuito, mas anos depois uma epidemia atingiu a propriedade e devastou, em sua maioria, índios e escravos. O padre Domingos suplicou à Virgem Debeladora das Enfermidades e o primeiro milagre aconteceu: a cura da epidemia. Ele, através de suas súplicas, havia feito uma promessa e dirigiu-se ao Rio de Janeiro para cumpri-la, trazendo nas costas de um escravo a Imagem de Nossa Senhora da Saúde, em 14 de agosto de 1761.

A capela foi erguida na freguesia de Barra Longa durante o bispado de Dom Frei Manoel da Cruz, primeiro bispo da Diocese de Mariana, em 20 de outubro de 1761, local onde hoje se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Saúde. A igreja teve sua primeira concessão de pia batismal em 3 de junho de 1765 e foi anexada a nova freguesia de Paulo Moreira (Alvinópolis) em 1832 pela Lei Mineira nº 211 de 7 de abril de 1841. A mesma foi elevada à freguesia e instituída canonicamente em 21 de dezembro 1841. Durante anos, o arraial foi denominado de Saúde, sendo que, somente em 1938, a cidade foi criada e o nome mudado para Dom Silvério.

Neste ano, a imagem original completou 260 anos da sua chegada nestas terras. São 260 anos de uma história de devoção do povo alicerçada na fé, na história e na tradição.

Acompanhe a programação completa nas redes sociais e tenha acesso a transmissão semanal da Santa Missa e eventos da Comunidade Silveriense no âmbito cultural, social e administrativo:

YouTube: TV SAÚDE / DOM SILVÉRIO
Facebook: @ParoquiadeNossaSenhoradaSaude
Instagram: @paroquianssds

Confira aqui a programação completa

Texto: Pascom TV Saúde
Imagem: Mateus Costa