sábado

, 18 de maio de 2024

Paróquia de Nossa Senhora do Pilar realiza formação catequética e disponibiliza o material para todos

09 de dezembro de 2021 Arquidiocese

A coordenação catequética da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), realizou, na última semana do ano litúrgico de 2021, uma formação virtual para todas e todos que se dedicam a este ministério catequético na comunidade eclesial. O trabalho foi feito pelas coordenadoras de cada núcleo catequético da paróquia e o formato foi a gravação de um pequeno vídeo, que após ser editado, foi compartilhado nos grupos de WhatsApp das (os) catequistas. Ao final, foi feito uma montagem com todos os vídeos, a fim de disponibilizar a aqueles que desejam aproveitar desse estudo e partilha, que pode ser acessado pelo YouTube.

Quem fez a introdução da formação é Maria do Carmo Barros Santos, coordenadora paroquial da catequese. A seguir, a catequista Magna de Fátima Gontijo de Godoy fez uma memória dos documentos da Igreja sobre a catequese: desde a Didaqué até o grande momento decisivo do Concílio de Vaticano II.  Já o tema “A transmissão da Revelação na fé da Igreja” ficou a cargo de Rita Moraes Cota.

Como quarto ponto, ouvimos os “Critérios para o anúncio do Evangelho” com Sônia Oliveira. Para falar sobre o dogma cristológico “Verdadeiro Deus, Verdadeiro homem”, a formação contou com a exposição de Maria Inês Ponciano Gomes. Já Maria da Glória Santos Laia falou sobre a comunidade cristã como sujeito da catequese. Concluindo o trabalho, Aparecida do Vale falou sobre a catequese na vida das pessoas.

Ministério do Catequista

Em maio deste ano, o Papa Francisco, por meio do Motu Proprio Antiquum ministerium, insitituiu o Ministério Laical do Catequista. Já neste mês de dezembro, o pontífice dedicou a sua intenção de oração aos catequistas.

Na edição nº 319 do Jornal Pastoral o o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá Santos, concedeu uma entrevista explicando sobre ministério laical do catequista. Para ler, CLIQUE AQUI.

Assista à formação em:

Texto: Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Pilar

Imagem: Reprodução do YouTube da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar

Veja também:

Papa Francisco dedica sua intenção de oração de dezembro aos catequistas

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires, realiza Retiro Espiritual para Catequistas

Agenda