sábado

, 18 de maio de 2024

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires, realiza Retiro Espiritual para Catequistas

09 de dezembro de 2021 Arquidiocese

Aconteceu no último sábado, dia 04 de dezembro, no sítio “Recanto do Paraíso”, o Retiro Espiritual para as Catequistas da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, de Brás Pires (MG), na Região Mariana Centro.

A iniciativa é fruto da Reunião Regional de Catequese, realizada em Senador Firmino (MG) no mês de outubro, quando padres e leigos da região elencaram como uma das prioridades para o retorno gradual das atividades catequéticas, em tempos de pandemia, o trabalho de formação e espiritualidade junto aos catequistas das paróquias.

O Retiro Espiritual foi ministrado pelo pároco, padre Daniel Junior dos Santos, e contou com a presença e participação de todas as catequistas das comunidades da paróquia.

Iluminados pelo tema “Junto a ti buscarei outro mar!”, em alusão ao texto de Lc 5,1-11, através de pequenas meditações, adoração ao Santíssimo e momentos de oração pessoal, as catequistas foram motivadas, em tempos de incertezas e dúvidas advindos da pandemia, a renovarem com ardor, esperança e amor no encontro com Jesus Cristo seu ministério como catequistas.

Para a catequista Maria do Rosário, “esse momento foi muito esperado por todas nós, catequistas, diante desse tempo de pandemia que nos deixou muito fragilizadas, inseguras e incertas no dever e missão cumpridos. O retiro foi um momento oportuno onde renovamos nossa vida de oração, nossa espiritualidade, e que me levou a questionar: como vai minha vida de oração, na família e na comunidade? Voltei mais forte e com o coração mais tranquilo de que tenho que continuar a crescer e melhorar minha vida na oração, pois só assim tudo será vencido”.

Nas palavras da coordenadora Paroquial de Catequese, Maria da Conceição Araújo Teixeira, o Retiro Espiritual “foi um momento único e especial na minha vida e acredito, na vida de todas as catequistas. Momento esse de busca, encontro e escuta de Jesus, para que Ele cuide de nós com seu amor misericordioso. Assim como os seus discípulos, Jesus nos convida a irmos a um lugar deserto e afastado para estarmos juntos D’Ele em oração”.

Após as meditações e os momentos pessoais de oração, o Retiro Espiritual foi encerrado com uma pequena caminhada em direção à Comunidade de São Nicolau onde foi celebrada a Santa Missa e em seguida servido o almoço.

Ministério do Catequista

Em maio deste ano, o Papa Francisco, por meio do Motu Proprio Antiquum ministerium, insitituiu o Ministério Laical do Catequista. Já neste mês de dezembro, o pontífice dedicou a sua intenção de oração aos catequistas.

Na edição nº 319 do Jornal Pastoral o o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá Santos, concedeu uma entrevista explicando sobre ministério laical do catequista. Para ler, CLIQUE AQUI.

Texto: Pe. Daniel Júnior dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Fotos: Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Veja também: 

Paróquia de Nossa Senhora do Pilar realiza formação catequética e disponibiliza o material para todos

Papa Francisco dedica sua intenção de oração de dezembro aos catequistas

Agenda