terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Paróquia de São Brás, em São Brás do Suaçuí, celebra festa do seu padroeiro e São Sebastião

28 de janeiro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia de São Brás, em São Brás do Suaçuí (MG), deu início nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, às comemorações em festividade ao dia do seu padroeiro, o protetor das gargantas, e a São Sebastião. Na Arquidiocese de Mariana, a paróquia é a primeira e única que tem o santo, mártir e doutor da Igreja Católica, como seu padroeiro.

Neste ano, as celebrações têm como tema “Com São Brás e São Sebastião, por uma Igreja de comunhão e participação”, em sintonia com o Sínodo dos Bispos 2021-2023. A novena, que iniciou no dia 25, segue até o dia festivo, 03 de fevereiro, data em que os fiéis recebem a tradicional bênção das gargantas.

Além da Santa Missa, celebrada durante toda a novena com participação especial das comunidades, no dia 02 de fevereiro será rezado também a oração do terço, às 18h. Já no dia dedicado ao santo, as comemorações têm início às 5h30 com a alvorada festiva, dando sequência com a celebração da Missa nos seguintes horários: 6h, 8h, 10h, 15h, 17h e 19h.

Baixe AQUI o cronograma completo

 Sobre São Brás

Nascido no final do século lll, em Sebaste, na Armênia, São Brás foi criado em uma família rica, com acesso a bens materiais e estudos, fato que despertou nele o interesse pela medicina. Embora vivesse em uma ótima condição, ele se voltou para uma vida cristã, tornando-se Eremita, em uma caverna no monte Argeu. O mesmo local virou sua residência episcopal, após São Brás se tornar um Bispo da Igreja. Porém, devido ao contexto da época, de perseguição as Cristãos pelo Império Romano, assim como outros fiéis, São Brás morreu por causa de sua fé.

Hoje, além de mártir, ele é também considerado um dos doutores da Igreja. Além disso, São Brás ficou conhecido como santo protetor das gargantas após atender uma mãe que estava com seu filho se engasgado com espinha de peixe.

São Brás, protetor das gargantas, rogai por nós!

Veja também:

Conheça mais sobre a história da Paróquia de São Brás, em São Brás do Suaçuí (MG), na 317ª edição do Jornal Pastoral.

Fé e emoção marcam festa de São Sebastião em paróquias e comunidades da Arquidiocese de Mariana

Imagem: Mercês Costas/ Agente da Pascom da Paróquia de São Brás, em São Brás de Suaçuí (MG)

Agenda