quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Paróquia de São José Operário, em Congonhas, realiza a investidura de 22 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

02 de novembro de 2021 Arquidiocese

No último dia 24 de outubro, realizou-se na Comunidade Nossa Senhora da Ajuda em Alto Maranhão, em Congonhas (MG), a celebração de investidura de 22 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MECEs) na Paróquia de São José Operário.

“No ano de São José, Gratidão a Deus pela vida desses nossos irmãos e irmãs que são investidos nesse sublime ministério para o serviço humilde, sincero e dedicado na vida das comunidades e da nossa Paróquia de São José Operário. Assumem a missão de distribuir a Sagrada Eucaristia aos outros, principalmente, aos doentes, enfermos. Que vocês sejam missionários da compaixão e da esperança, portadores das bênçãos de Deus na vivência desse ministério, no amor a Eucaristia que se traduz em obras de caridade, comunhão e unidade como nos pede o Senhor”, afirmou o pároco, padre Eduardo Bastos.

Para a Coordenadora da Comunidade Nossa Senhora da Ajuda – Alto Maranhão, Maria da Paz, “o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um servidor de Jesus na comunidade! Empresta seus pés e dispõe-se a caminhar em nome de Jesus e da comunidade até o irmão e leva-lhe o Pão da Vida”. “Caríssimo irmão, caríssima irmã, que exercerá o seu apostolado na vida ministerial, como Ministro Extraordinário na Paróquia São José Operário, lembre-se que você é um instrumento de Deus!”, enfatizou.

“É um sentimento inexplicável. Desde quando o padre veio conversar comigo, um sentimento de muita felicidade se instalou. Mas não se compara ao o que eu vivi no momento da instituição. Poder levar Jesus Eucarístico para as pessoas na Santa Missa e aos doentes é uma responsabilidade enorme. Sei que não mereço, mas se Jesus me escolheu, buscarei fazer o que ELE me pediu e o que mais ELE me pedir da melhor maneira, com todo amor, com todo fervor que há em mim, e buscarei cada dia mais intimidade com Jesus!”, disse o novo Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia, Bruno.

“Receber de Deus o chamado a ser Ministra da Eucaristia, trouxe ao meu coração a resposta as minhas orações a Ele. Eu pedia que pudesse levá-Lo, de alguma forma, para que as pessoas pudessem experimentar do mesmo amor que experimentei e experimento. Não hesitei em dizer o meu Sim ao convite do padre Eduardo. E pedi mais a graça de ser fiel ao chamado. Após as formações, o desejo e a gratidão só aumentaram em meu coração. E, hoje, finalmente, sendo instituída Ministra da Eucaristia, as emoções e os sentimentos passaram por várias fases: nervosismo, sentimento de indignidade, mas acima de tudo o sentimento de gratidão a Deus e à Paróquia de São José Operário por me confiarem essa missão!”, afirmou a nova Ministra da Eucaristia, Lívia.

De acordo com a nova ministra Soraia Cardoso, “esse momento foi sublime, emocionante e único. Me trouxe a responsabilidade com o cuidado ao outro, porque o ministério envolve principalmente o levar Jesus Eucarístico ao irmão, para quem O deseja e precisa. Envolve em estar com Ele sempre e servi-lo. Que Nossa Senhora me ajude a perseverar e a cumprir minha missão. Difícil descrever as sensações, mas fácil saber o quanto Jesus precisa de nós para chegar ao outro”.

“A princípio, quando fui convidada, me senti insegura, mas dei o meu Sim. Com os encontros de formação, com a acolhida dos padres formadores, pe. Eduardo, pe. Geraldo Gabriel e pe. Claret, e a convivência com os demais colegas fui me sentindo mais segura e confiante. E, hoje, durante a Celebração quando fui instituída Ministra Extraordinária meu coração encheu de emoção e de certeza da minha missão. Rogo ao Espírito Santo que me ilumine para que eu possa levar e testemunhar o Jesus Eucarístico, fortalecer a Fé na comunidade”, descreveu a nova ministra Márcia Mendes.

Parabéns a todos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística pelo seu SIM. Que Deus os ilumine e abençoe nesta nova caminhada, no ministério de cada um de vocês. Contem sempre com nossas orações. Gratidão ao nosso Pároco, Padre Eduardo, ao Padre Claret e ao Padre Geraldo Gabriel pela dedicação e carinho na formação dos novos MECEs.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia São José Operário, em Congonhas (MG)

Veja também:

Jovens da Perseverança da Paróquia São José Operário, em Congonhas, promovem gestos concretos de solidariedade

Agenda