terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), celebra dez anos da dedicação da Igreja Matriz

02 de julho de 2021 Arquidiocese

Na última quarta-feira, dia 30 de junho, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), celebrou dez anos de dedicação da Igreja Matriz consagrada ao seu padroeiro.

A Celebração Eucarística, presidida pelo pároco, padre Marcelo Santiago, foi marcada por uma verdadeira recordação daquele festivo dia em que toda paróquia entregou ao até então Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o templo sagrado que hoje se configura como a sede paroquial.

Em clima de alegria, a igreja foi iluminada pela luz das 12 velas, colocadas nas paredes laterais, que foram acesas primeiramente durante o belo e inesquecível rito de dedicação deste templo espiritual. Recordando ainda aquele solene momento foi queimado o incenso que subiu aos céus como as nossas orações jubilosas.

Durante a celebração dos dez anos, o padre Marcelo Santiago recordou a importância do templo como casa e habitação do Senhor; local de adoração e encontro, de falar e de ouvir a Deus através dos ritos litúrgicos. Sua reflexão também motivou toda assembleia a não se restringir ao templo enquanto estrutura física, mas a buscar ser verdadeiro templo sagrado, Igreja missionária em saída. Como forma de reafirmar e assumir esse compromisso, a celebração foi encerrada com toda a comunidade se consagrando ao Sagrado, manso e humilde Coração de Jesus Cristo.

Há dez anos, um membro e representante da comunidade realizou “a leitura de um documento que sintetizava a trajetória e o comprometimento da comunidade com a edificação da Matriz”1. Durante a celebração foi novamente realizada a leitura deste documento em uma versão revisada e readaptada para os dias atuais. Clique aqui para ler o texto

Texto: Victor Souza

Foto: Rui Souza – Pascom

Veja também: 

Edição de junho do Jornal Pastoral conta a história de devoção ao Sagrado Coração de Jesus

CLIQUE AQUI E LEIA A EDIÇÃO DE JUNHO DO JORNAL PASTORAL

Agenda