quarta-feira

, 17 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta, realiza quinta edição do EAC

03 de maio de 2023

Com Igreja cheia, no último fim de semana, dias 29 e 30 de abril, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG), pertencente à Região Pastoral Mariana Leste, realizou a V edição do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC).

Com o tema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32- 33), inspirado no lema do 3º Ano Vocacional no Brasil, o evento contou com a participação de 60 adolescentes. O momento foi motivo de alegria para os participantes, por retornar encontro após três anos sem a realização devido à pandemia da Covid-19.

A organização do encontro fica na responsabilidade dos próprios adolescentes que já fizeram a experiência do EAC. Auxiliados pelos “tios”, casais membros do Encontro de Casais com Cristo (ECC), os adolescentes procuram proporcionar aos futuros membros do grupo a mesma experiência que fizeram um dia.

Para o Coordenador Jovem dessa edição, Ronaldo Júnior, que fez o encontro em 2016 e serviu em outros quatro de forma consecutiva, o V EAC foi diferente e desafiador, por ter atuado como um dos apresentadores. “Foi uma experiência muito marcante, pois aceitei esse grande desafio de estar lá sem pensar se realmente eu iria conseguir, mas entreguei nas mãos de Deus e graças a Ele ocorreu tudo bem. Mesmo com vários imprevistos consegui, junto com a Lívia Miranda, a coordenadora jovem desse V EAC, concluir esse grande desafio”, analisou.

Segundo Ronaldo, a todo momento, o Espírito Santo agia nos mínimos detalhes. “O sentimento que ficou foi de muita felicidade e gratidão. Mesmo que no início muitos jovens não estivessem entendendo muita coisa e, às vezes, não levavam muito a sério alguns momentos importantes, conseguimos perceber que todos eles conseguiram ser tocados de alguma forma, e isso que ficou marcado muito forte em meu pensamento. Alguns deles no final vieram até agradecer a gente por ter ajudado a proporcionar toda aquela experiência para eles no final de semana”, comentou.

A equipe de apoio, formada por tios e adolescentes, somou ao todo 200 pessoas envolvidas diretamente na preparação do evento, desempenhando um papel fundamental, mesmo diante dos desafios que surgiram.

Conforme a Coordenadora do EAC Paroquial, Maria Izabel da Silva Fontes, o EAC é um serviço da Igreja cujo objetivo é evangelizar, dando ao adolescente os princípios básicos do cristianismo, criando um sentimento religioso e fraterno, procurando melhorar o seu relacionamento com a sociedade e, principalmente com seus pais. Ainda, tem como missão colocar o adolescente no caminho de Cristo, chamando-o a viver na fraternidade, simplicidade, alegria e oração. “Melhorar as atitudes e os sentimentos do adolescente é, com certeza, fortalecer as famílias”, afirmou.

De acordo com Maria Izabel, inserir os jovens nas atividades da paróquia, na vida de fé e celebrativa é uma prioridade. “Esperamos que sejam perseverantes e possam continuar ajudando o EAC e nas mais diversas pastorais, movimentos e serviços da Igreja”, enfatizou.

A adolescente Diully Mara Lelis de Faria participou do V EAC e avaliou todo o encontro de forma muito positiva. “Gostei das brincadeiras, das músicas, principalmente das palestras e círculo de conversas. Muitas coisas servirão de lição. A comida estava uma delícia e os tios são muito gente boa. Estava tudo muito bem organizado. Me diverti e refleti sobre muita coisa. Encontros como esse faz a gente voltar para casa fervorosos e cheio do amor de Deus”, disse.

Ao término do encontro, o Administrador Paroquial, Padre Róbson da Cunha Chagas, concedeu uma bênção para os novos membros do EAC. Na opinião do sacerdote, “o V Encontro de Adolescentes com Cristo foi uma grande graça para a nossa comunidade paroquial”. “Poder ver o sorriso estampado no rosto de cada um daqueles jovens foi maravilhoso. A presença deles enche de esperança a nossa Igreja e motiva as famílias a perseverarem na caminha com eles. O encontro com Jesus transforma a vida. Vamos continuar rezando por cada um desses jovens para que a vida deles continuem dando frutos para a comunidade”, ressaltou.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em São Miguel do Anta (MG)

Veja também:

3º Ano Vocacional

Agenda

VEJA TAMBÉM