segunda-feira

, 04 de março de 2024

Pastoral da Juventude na Região Mariana Sul planeja sua 9ª Assembleia

23 de outubro de 2023 Arquidiocese

A Pastoral da Juventude (PJ) da Região Mariana Sul se reuniu no dia 14 de outubro, no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG), para o 2º Encontro preparatório para a sua 9ª Assembleia.

À ocasião, 15 jovens das paróquias da região participaram da formação que contou com assessoria do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, que falou sobre o tema “Assembleia: para quê serve?”. Além dele, jovens das Regiões Oeste e Norte, integrantes da Coordenação Arquidiocesana da PJ, também estiveram presentes.

Nessa formação, também estiveram presentes jovens pertencentes a outros movimentos como Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e Infância e Adolescência Missionária (IAM). A união da juventude e ampliação de seus trabalhos nas pastorais e movimentos, tanto na Região quanto na Arquidiocese de Mariana, é uma das propostas da 30º Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que teve como uma das prioridades definidas: investir no trabalho junto a juventude.

“Durante o encontro, tivemos a oportunidade de trocar ideias com grupos de outras paróquias e discutir nossas maiores dificuldades em caminhar com a juventude. Também falamos sobre a importância de buscar parcerias com outros grupos, como a juventude Vicentina, o EAC e o EJC”, explicou a jovem Thaís de Assis Ribeiro, uma das participantes do encontro.

De acordo com Thaís, durante a formação, houve um momento de diálogo sobre a palavra de Deus em Atos 15, 22-32, quando é narrado sobre o Concílio de Jerusalém. “Nessa passagem, vimos como os líderes da Igreja tomaram decisões importantes sobre a relação dos gentios convertidos com a lei judaica. Foi emocionante ler a carta enviada aos irmãos gentios, exortando-os a se afastarem de práticas idolátricas e imorais, além de mencionar a escolha de Judas e Silas como mensageiros dessa decisão”, afirmou.

A 9ª Assembleia da Pastoral da Juventude na Região Mariana Sul será realizada em 11 de novembro, no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena. Neste contexto, novas lideranças poderão se prontificar a continuar a caminhada proposta pela Pastoral, com uma possível eleição.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Região Mariana Sul

Veja também:

Pastoral da Juventude da Região Mariana Sul realiza encontro de formação para sua 9ª Assembleia

 

Agenda