Dia 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, e, por isso, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade enviou uma sugestão de material para que as paróquias reflitam sobre essa importante data na luta contra o vício.
Em carta, o Assessor Arquidiocesano, Padre Ronaldo Furtado, ressalta que “o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é uma forma de lembrarmo-nos daqueles que precisam de nosso apoio diante do vício, além de enfatizar os riscos e danos causados por este e qualquer outro vício que hoje cometem a nossa sociedade”, ressalta o assessor.
Baixe o material sugerido e prepare uma programação especial em sua paróquia ou comunidade.
Clique aqui e baixe o arquivo em PDF
DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO
Queridos párocos, coordenadores paroquiais, agentes e assessores da Pastoral da Sobriedade,
Graça e Paz!
Em nossa agenda pastoral para 2025,reservamos uma data em específico para lembrar a luta daqueles que hoje sofrem com a dependência de álcool. O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é uma forma de lembrarmo-nos daqueles que precisam de nosso apoio diante do vício, além de enfatizar os riscos e danos causados por este e qualquer outro vício que hoje cometem a nossa sociedade.
Desta forma, enviamos como sugestão, algumas ações para que cada paróquia possa agir em prol ao combate ao Alcoolismo, dentro de nossa realidade pastoral.
- Tríduo em Preparação a data e Oração da Sobriedade: Sugerimos o Tríduo Preparatório para o dia 18.02 , como forma de rezarmos juntos por aqueles que sucumbem ao vício , em uma grande corrente de oração , unidos pela fé e esperança da libertação deste mal.
- No dia 02, incluir nas celebrações as preces sugeridas, em oração permanente pelos nossos irmãos aprisionados no vício e suas famílias.
- Oração do Terço da Sobriedade: Que os grupos/pastorais/movimentos se reúnam em oração do Terço da Sobriedade, em horário e costume da paróquia, enfatizando nosso compromisso em ajudar e dar apoio aos nossos irmãos e seus familiares.
Finalizando, pedimos às paróquias que realizarem tais ações ou outra qualquer relacionada a Data, envie para nosso Centro de Pastoral Regional, registros em fotos/vídeos e um pequeno relato do que foi realizado. Desta forma podemos evidenciar nossa comunhão enquanto cristãos empenhados em promover a Sobriedade, ressaltando a importância do nosso trabalho pastoral.
Que a força da nossa fé nos transforme e nos mantenham fortes para continuarmos nossa caminhada de evangelização.
Sobriedade e Paz!
Pe. Ronaldo Furtado
Assessor Arquidiocesano da Pastoral da SobriedadeElismar Andrade de Oliveira
Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da SobriedadeTRÍDUO EM PREPARAÇÃO PARA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO.
1º DIA: 15/02/2025
Acrescentar às preces comunitárias:
Senhor, educai-nos na prática do amor fraterno e nas atitudes de solidariedade para com nossos irmãos aprisionados pelo vício do alcoolismo e das drogas. Nós Vos pedimos.
No final da missa rezar.
Oração da Sobriedade
“Senhor, admito minha dependência. Sei que minha libertação não será imediata.
Dependerá da minha perseverança na vivencia do Programa de Vida Nova. Confio em Ti. Entrego minha vida em tuas mãos.
Arrependido, confesso meus pecados para renascer no teu espírito sendo uma criatura nova.
Quero reparar os males que causei, professar a fé, orar e vigiar para não cair em tentação.
Servir gratuitamente para fazer dos excluídos os preferidos.
Celebrar a eucaristia com os irmãos por uma vida plena, sem males e sem drogas. Festejar cada dia de sobriedade, só por hoje, graças a Deus. Amém”
2º DIA: 16/02/2025
Acrescentar às preces comunitárias:
Senhor, dai-nos a graça de estar sempre disponíveis para servir e acolher nossos irmãos e irmãs que necessitam de apoio e acolhimento para se libertarem do alcoolismo e das drogas. Nós Vos pedimos.
No final da missa rezar
Oração da Sobriedade
3º DIA: 17/02/2025
Acrescentar às preces comunitárias:
Senhor restaurai a dignidade daqueles que se afastaram de Vós, por excederem aos vícios; dai a eles virtudes de sabedoria e coragem para dominar e abandonar os vícios. Nós Vos pedimos
No final da missa rezar
Oração da Sobriedade
DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALC0OLISMO – 18-02-2025
Animador: A liturgia de hoje nos convida a ficar atentos ao modo como Jesus agia. Só os corações simples, abertos e acolhedor são capazes de aderir à lógica do Reino. Jesus nos adverte sobre o fermento dos fariseus e nos oferece o pão que dá vida ao espírito.
Hoje celebramos o dia Nacional de combate ao alcoolismo. A Pastoral da Sobriedade atua em ação conjunta com as demais pastorais para resgatar e reintegrar os excluídos por causa do vício, propondo uma mudança de vida através da conversão. Celebremos.
Preces da Comunidade
- Senhor iluminai vossa Igreja sempre comprometida com o projeto de Cristo Libertador, que por meio do anuncio do Evangelho, ofereça caminhos de esperança para aqueles que perderam a dignidade e lutam para vencer o alcoolismo e as drogas. Nós Vos pedimos.
TRANSFORMAI-NOS, POR VOSSO AMOR!
- Senhor, que nossos governantes sejam mais solidários no combate às drogas e promovam a justiça, em comunhão com a Doutrina Social da Igreja. Nós Vos pedimos.
- Senhor, que a Pastoral da Sobriedade em nossa paróquia possa avançar no cuidado e proteção às famílias que sofrem com o flagelo das drogas, buscando
ajudar e superar os problemas causados pela dependência química, nestes tempos tão difíceis! Nós Vos pedimos.
- Senhor, conduzi com vossa mão poderosa e protetora aqueles que lutam diariamente pela libertação dos vícios, fazendo das pequenas vitórias, oportunidades de vida nova, transformada pela perseverança e fé. Nós Vos pedimos.
- Senhor, olhai com bondade para nossos irmãos e irmãs que ainda não se sentem motivados e fortalecidos para viverem longe do vício. Concedei a eles força e coragem para buscar uma vida saudável. Nós Vos pedimos.,
Terço da Sobriedade
1º Mistério:
Pai Nosso
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pela recuperação dos dependentes, rezando 10 ave-marias:
“Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do nosso ventre Jesus. Santa Maria mãe de Deus, rogai pela recuperação dos Dependentes Químicos, agora e sempre. Amém.” Glória ao Pai.
2º Mistério:
Pai Nosso
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pelos co-dependentes e familiares rezando 10 ave-marias:
“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria mãe de Deus, rogai pelos co- dependentes e familiares para que participem do processo de libertação, agora e sempre. Amém.” Glória ao Pai.
3º Mistério:
1 Pai Nosso
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pelas Comunidades Terapêuticas, rezando 10 ave-marias:
“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai pelas Comunidades Terapêuticas para que aceitem o projeto de Jesus Cristo libertador, agora e sempre. Amém.” Glória ao Pai.
4º Mistério:
1 Pai Nosso
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pelos agentes da Pastoral da Sobriedade, rezando 10 ave-marias:
“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai pelos agentes da Pastoral da Sobriedade para que sejam sóbrios e perseverantes, agora e sempre. Amém.” Glória ao Pai.
5º Mistério:
1 Pai Nosso
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pela Igreja, para que defenda a vida com a implantação da Pastoral da Sobriedade, rezando 10 ave-marias:
“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, e bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai pela Igreja, para que defenda a vida com a implantação da Pastoral da Sobriedade, agora e sempre. Amém.”