No próximo domingo, dia 11 de maio, celebramos o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que acontece no 4º domingo do tempo Pascal. Este ano, o tema é “Peregrinos de esperança: o dom da vida”.
Em mensagem divulgada no dia 19 de março, o saudoso Papa Francisco destacou a importância do discernimento e do acompanhamento eclesial para os jovens poderem descobrir a vontade de Deus em suas vidas. Observa que, atualmente, “muitos jovens sentem-se perdidos em relação ao futuro” e muitas vezes “vivem na incerteza quanto às perspectivas de emprego e, lá, no fundo, experimentam uma crise de identidade que é uma crise de sentido e de valores”. No entanto, Francisco reforça que Deus, “que conhece o coração do homem, não nos abandona na insegurança; pelo contrário, quer suscitar em cada um a consciência de ser amado, chamado e enviado como peregrino de esperança”. Para ele, cada vocação, seja na vida laical, no ministério ordenado ou na vida consagrada, é “sinal da esperança que Deus nutre pelo mundo e por cada um dos seus filhos”.
Para ajudar os jovens a descobrirem sua missão, o Papa destaca três passos essenciais: acolher, discernir e acompanhar. Ele explica que, nesse percurso, “os jovens são chamados a ser nele protagonistas, ou melhor, coprotagonistas com o Espírito Santo, que suscita neles o desejo de fazer da vida um dom de amor”.
Francisco afirma que toda vocação “faz germinar uma resposta como impulso interior ao amor e ao serviço”, sendo uma expressão de esperança e de caridade. “Vocação e esperança entrelaçam-se, portanto, no projeto divino pela alegria de cada homem e mulher, todos chamados em primeira pessoa a oferecer a sua vida pelos outros”.
Por fim, Francisco reforça que “a Igreja é viva e fecunda quando gera novas vocações”, e que “o mundo, muitas vezes inconscientemente, busca testemunhas de esperança que anunciem com a vida que seguir Cristo é fonte de alegria”. Ele conclama: “não nos cansemos de pedir ao Senhor novos operários para a sua messe, certos de que Ele continua chamando com amor”.
Na Arquidiocese de Mariana, todas as paróquias e fiéis são convidados a viver esse momento de oração com especial dedicação. É uma oportunidade de elevar preces comunitárias e pessoais a Deus, pedindo ao Senhor da Messe que envie operários para a sua Messe, seja na vida consagrada, sacerdotal ou laical. Para fortalecer essa reflexão, a Pastoral e Serviço de Animação Vocacional disponibiliza um roteiro litúrgico para as celebrações e a“Hora Santa Vocacional” do mês de maio, incentivando toda a comunidade a participar ativamente desse momento de fé e esperança.
Para baixar a Hora Santa do mês de maio, CLIQUE AQUI
Para baixar o subsídio para o 4º Domingo do Tempo Pascal, CLIQUE AQUI
Acesse a 62ª Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, CLIQUE AQUI
Texto: Pastoral Vocacional – adaptado