domingo

, 16 de junho de 2024

Piedade de Ponte Nova celebra sua padroeira

21 de setembro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), pertencente à Região Pastoral Leste da Arquidiocese de Mariana, celebrou de 04 a 15 de setembro a sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade. Muitas atividades marcaram as celebrações em honra a Nossa Senhora da Piedade.

Os festejos tiveram início com uma caminhada da fé que reuniu aproximadamente 300 pessoas. O Pároco, Padre Fabiano Alves de Assis, presidiu a missa no dia 04 de setembro às 6h da manhã e, em seguida, o grupo de caminhantes saíram com a imagem de Nossa Senhora da Piedade rumo à comunidade de Santo Antônio das Pacas, zona rural do município.

As senhoras Neide Magalhães e Vanda Ferraz, que auxiliaram o padre na organização da caminhada da fé, pontuaram que “foi um momento de profunda fé, devoção e alegria essa iniciativa do pároco de realizar essa caminhada”. Elas ainda afirmaram e que já sonham com a organização da caminhada para o próximo ano.

Já o casal Mislene e Marinho, que organizaram a comunidade para receber os peregrinos, relatou que a comunidade nunca havia vivenciado um momento como esse antes. “Tudo isso é muito importante para evangelizar a nós, que somos comunidades, e aos que não são tão frequentes à Igreja! Anima-nos na vivência da fé e na vivência de ser comunidade”, destacaram Mislene e Marinho.

No dia 05 de setembro, teve lugar em meio às homenagens a Nossa Senhora, o Jubileu de Prata Sacerdotal do Padre Luiz Carlos Ferreira. Ele foi Pároco em Piedade de Ponte Nova de 08 de março de 1998 a 12 de dezembro de 1999, quando exerceu pela primeira vez esse ofício. Grande alegria os piedadenses sentiram em poder celebrar o Jubileu de Prata Sacerdotal de um de seus ex-párocos querido.

Novena

De 06 a 14 de setembro foi o período da novena em honra a Nossa Senhora da Piedade. Todas as noites as missas foram presididas por padres amigos do Padre Fabiano Alves. Cada sacerdote que esteve presente apresentou uma mensagem de fé, esperança e muito amor a Deus e a Nossa Senhora da Piedade, ajudando os fiéis a refletir sobre o ser Igreja, a importância da fé e a devoção a Nossa Senhora.

Além disso, cada noite contou com a participação especial de pastorais, movimentos, serviços, irmandades e comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora da Piedade e também de segmentos da sociedade. Segundo a paroquiana Adriana Ramos, “a novena estava muito bonita, repleta de fiéis e tudo muito bem organizado! Cada padre trouxe uma mensagem de fé para todos nós piedadenses”.

Durante os dias da novena, o Pároco levou a imagem para visitar vários segmentos da sociedade como escolas, Prefeitura, Câmara Municipal, Secretarias Municipais, asilo, etc. Também todos os dias teve a oração das Laudes na Igreja Matriz.

No dia 10 de setembro, aconteceu a procissão motorizada que reuniu muitos carros em homenagem a Nossa Senhora. Na ocasião, foi reinaugurado o outdoor com a imagem de Nossa Senhora da Piedade no trevo de acesso à Piedade de Ponte Nova.

Dia festivo

No dia 15, três missas foram realizadas em louvor a Deus por meio da vida de Nossa Senhora da Piedade, sendo que as duas primeiras, ocorridas às 8h e às 10h, foram presididas respectivamente pelos sacerdotes filho dessa terra: Monsenhor Caetano Cenaque Piovezzana e Padre José da Silveira Miguel. Vale lembrar que a celebração das 10h é tradicionalmente presida Padre José Miguel e dedicada aos piedadenses ausentes. Também contou com a participação do Vigário Episcopal da Região, Padre Luiz da Paixão, e do Pároco da Paróquia de São Gonçalo, em Acaiaca (MG), Padre Hélio Augusto Rodrigues, visto que os padres da forania são convidados a participarem das festas dos padroeiros.

A última missa foi presidida pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo (MG), Padre Harley Carlos de Carvalho Lima, e concelebrada pelos padres João Luiz da Silva (Pároco da Paróquia São Gonçalo em Catas Altas da Noruega), Afrânio de Almeida Vieira (filho de Piedade de Ponte Nova), Tiago da Silva Gomes (Pároco da Paróquia Santa Cruz em Santa Cruz do Escalvado) e pelo pároco local, Padre Fabiano Alves de Assis, que também é Vigário Forâneo da Forania de Ponte Nova.

Após a missa, teve a tradicional procissão de Nossa Senhora da Piedade, aguardada por todos os piedadenses. Uma multidão invadiu as ruas de Piedade de Ponte Nova com louvores e preces a Deus que fez grandes coisas na vida de Maria e que continua a fazer grandes coisas na vida dos piedadenses por intercessão de Nossa Senhora da Piedade.

Segundo o pároco, “a festa foi muito boa, muito bem participada e aproveitada pelos piedadenses. Mais uma vez comove-nos o empenho e a dedicação de muitos leigos que se envolvem e se doam de corpo e alma para o bom desempenho e organização da festa! Que possamos colher os frutos espirituais de toda essa movimentação e celebração!”.

Para a representante dos leigos de Piedade de Ponte Nova, Silene Matos, “a festa de Nossa Senhora vem ganhando brilho ano após ano, sobretudo, com as iniciativas do pároco, que não mede esforços para que tudo ocorra do melhor modo possível”.

Além das atividades já elencadas, contamos ainda com atendimento de confissões todos os dias às 17h30, com a barraquinha com o jantar de Nossa Senhora e com a lojinha de Nossa Senhora em que muitos puderam levar para casa uma lembrancinha. Deus seja louvado pelos doze dias de festa e que a comunidade possa se revigorar na fé a partir deste grande retiro espiritual popular que foi a festa de Nossa Senhora da Piedade deste ano de 2022.

Texto: Alaiane Aparecida Ventura do Monte

Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Piedade