domingo

, 14 de agosto de 2022

Presbíteros e diáconos vão refletir sobre ministério ordenado em encontro anual

06 de março de 2017 Arquidiocese

Começa nesta segunda-feira, 6, no retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, o XXVII Encontro de presbíteros e diáconos da Arquidiocese, que tem como tema “O ministério ordenado à luz do magistério do papa Francisco”.

“O Papa Francisco tem oferecido preciosas reflexões sobre os ministros ordenados em suas homilias, pregações e preleções dirigidas à Curia Romana, ao clero ou a outros grupos específicos. Não é possível entender o que o Papa Francisco espera dos padres e diáconos, sem compreender a sua visão de Igreja, a sua eclesiologia. Nas suas pregações e nos seus documentos, ele tem chamado a atenção para a necessidade da Igreja ser mais misericordiosa, acolhedora, missionária e comprometida com os mais pobres e excluídos. Creio que este encontro será uma oportunidade privilegiada para refletirmos sobre esta visão eclesial do Papa Francisco e ver como esta visão se reflete na nossa Arquidiocese e no no exercício cotidiano do nosso ministério diaconal e presbiteral”, afirma o representante dos presbíteros, padre Edmar José da Silva.

A edição deste ano terá assessoria de Dom João Justino de Medeiros Silva, eleito arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros. Ele é doutor em Teologia e Presidente da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB.

“O encontro anual dos presbíteros e diáconos não se resume a momentos de palestras, aprofundamentos de temas e trabalhos em grupos. Ele é ocasião especial de encontro, partilha de vida, descanso, confraternização, oração e lazer. Tudo isso faz com que ele seja um momento muito especial na vida dos nossos irmãos presbíteros e diáconos”, finaliza padre Edmar.

Agenda