terça-feira

, 18 de junho de 2024

Primeiro encontro regional reúne 125 coroinhas e acólitos em Barbacena

28 de maio de 2024 Arquidiocese

A equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV), da Região Mariana Sul, promoveu no sábado, 18 de maio, o primeiro Encontro Regional de Coroinhas e Acólitos. O evento, realizado no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), reuniu 125 participantes, com idades entre 8 e 21 anos.

Pautados pela comunhão e animação, o encontro foi assessorado pelo Diácono Evanildo Cândido, pelo Padre Wagner José Nascimento Balbino, por Amin Feres e Ana Lucia Monteiro Oliveira, que ressaltaram a importância do papel dos coroinhas e acólitos na Arquidiocese de Mariana.

“Sentimos no olhar de cada coroinha e cada acólito, a alegria e a satisfação em estar participando e o quanto foi importante o momento para cada um. Deus abençoe a todos que nos ajudaram a proporcionar um encontro tão produtivo e abençoado”, ressaltou Maria das Graças Clemente, uma das coordenadoras Regionais do SAV, destacando que o objetivo proposto foi alcançado.

Na avaliação do Padre Wagner, o encontro foi um momento rico e de esperança. “Ver tantas crianças, adolescentes e jovens que servem a Jesus Cristo no altar com amor e dedicação fez com que pudéssemos experimentar o nascimento de uma Igreja que busca, de verdade, a Jesus”, disse. Outro destaque na opinião do sacerdote foi os testemunhos dos participantes em viverem conforme a vontade de Deus.

Durante o encontro, os coroinhas e acólitos participaram de uma dinâmica em grupo ministrada por Ronei Viol, que tinha como objetivo despertar para a colaboratividade e serviço. “A atividade em si, consistia em receber um pirulito embalado e cada um teria que comê-lo, mas só depois de desembalar, mas isso não poderia ser feito pelo dono do pirulito. Assim, esperava-se que aquele que estivesse ao lado desembrulhasse o doce e oferecesse ao seu dono”, explicou.

Segundo Ronei, essa deve ser a espiritualidade de um servidor do altar do Senhor: “estar disposto a oferecer sua ajuda, ainda que não fosse pedida ou que fosse uma atribuição já prevista”.

“Esse espírito já estava presente na maioria, que logo percebeu que o auxílio ao próximo era necessário para que cada um cumprisse sua missão. Tenho certeza de quem atende ao chamado do Senhor, logo recebe os dons necessários para estar a seu serviço. Isso ficou muito evidenciado no comportamento e recepção desses jovens e crianças”, completou Ronei.

Ainda no encontro, os participantes também conheceram o Memorial da Beata Isabel Cristina, localizado em prédio anexo ao Centro de Pastoral da paróquia. Na oportunidade, eles foram guiados por Ana Lúcia que, juntamente com o agente da Pastoral da Comunicação Márcio Cléber, foi responsável por documentar os objetos expostos no local.

Para Ana Lúcia, foi gratificante leva-los até o Memorial da Beata Isabel Cristina e falar sobre a história da jovem mártir. “Parabenizo a nova equipe Colegiada do SAV pelo sucesso do encontro de coroinhas e acólitos”, afirmou, comentando sobre o evento.

Para os meses seguintes, o SAV Regional programa um retiro com coroinhas e acólitos, com local ainda a ser definido.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos
Fotos: Leonardo Moreira dos Santos e Equipe SAV Região Sul