sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Projeto Arquidiocesano de Evangelização é aprovado

26 de novembro de 2016 Arquidiocese

O Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) 2016-2019 foi aprovado na manhã deste sábado, 26 de novembro, na 24ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada no Instituto de Filosofia em Mariana. Durante a assembleia os 110 participantes tiveram a oportunidade de estudar e sugerir alterações ao documento.

Dividido em três capítulo, o projeto teve um processo de construção coletivo, onde as comunidades e paróquias foram convidadas a estudarem, ao longo do ano, o texto base do PAE. “O protagonismo foi coletivo. Desde a comunidade menor, a paróquia, a forania, todos tiveram acesso ao texto base, se comprometeram e enviaram as suas sugestões. Então o protagonismo é dessa coletividade”, disse o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins.

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, também ressaltou sobre o formato da elaboração do PAE. “Esse projeto é fruto de uma longa caminhada. De uma participação muito intensa e construído com um empenho muito grande, mas também com esse clima de liberdade para que as pessoas possam expressar o seu ponto de vista e acolher, também, com o coração aberto aquilo que é decisão feita a partir do discernimento em comum. Que o Espírito de Deus fecunde com a graça as sementes que vamos plantar”, afirma Dom Geraldo.

Agora, o documento será trabalhado em toda a Igreja particular de Mariana nos próximos quatro a anos. Algumas diretrizes e recomendações para a divulgação e a implementação foram sugeridas pela assembleia. A proposta é que a equipe arquidiocesana de pastoral organiza as sugestões apresentadas.

“Nós queremos que o projeto seja a grande referência e que a partir de agora as paróquias e comunidades se inspirem no projeto para elaborar o seu plano de ação. Aquelas que já estão desenvolvendo algum plano de ação, a ideia é que elas façam uma revisão desse plano de ação a partir do nosso projeto de evangelização”, ressalta padre Geraldo.

Avaliação

Realizada nos dias 25 e 26 de novembro a 24ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral foi extremamente produtiva, disse padre Geraldo Martins. “Ela revelou um grupo de lideranças extremamente maduro, comprometido, com intervenções de muito conteúdo. Revelou ainda que é fundamental para o sucesso de uma assembleia o seu processo. E a assembleia deste ano vem coroar todo um processo de construção do PAE. Onde fica a certeza de que esse é o caminho, de ouvir todas as regiões, comunidades, para que o projeto venha ao encontro das necessidades desta Igreja Particular”, finaliza.

Agenda