quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Região Leste se despede da Imagem Peregrina

03 de janeiro de 2016 Arquidiocese

A Região Pastoral Mariana Leste está se despedindo da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. O Regional acolheu a mãe Aparecida no dia 1° de Maio, durante a Romaria dos Trabalhadores. Quase todas as 42 paróquias ou quase paróquias foram visitadas.

“A participação das comunidades nas atividades durante a passagem da imagem peregrina na Região Leste foi intensa e emocionante. A devoção a Nossa Senhora Aparecida é muito arraigada em meio ao nosso povo e as visitas às famílias, comunidades, enfermos, escolas, hospitais, presídios, instituições públicas e privadas diversas, mobilizaram muitas pessoas e foi ocasião de demonstrações de fé e afeto. Também nos trajetos, nas ruas e praças, ainda que de passagem, os sinais de acolhida e de piedade foram notórios”, afirma o vigário episcopal da região, cônego Lauro Versiane Barbosa.

O presbítero ressalta, também, que durante a entrega da imagem de uma paróquia para outra ocorreram momentos bonitos de comunhão eclesial e a avaliação final foi positiva. “Penso que as expectativas foram superadas e que a Região se movimentou bem na acolhida da imagem peregrina, sendo voz corrente que a visita foi uma graça, uma bênção! A fé cristã católica e a devoção a Maria foram reavivadas. Muitos excluídos e afastados se sentiram acolhidos”, disse.

A padroeira do Brasil continua sua peregrinação pelas comunidades da Arquidiocese, seguindo para a Região Pastoral Mariana Norte. A paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto, será a primeira a acolher a santa no dia 2 de janeiro.

Confira o cronograma da passagem da imagem pela Região Norte.

Romaria a Aparecida

Agora, a Região Leste, juntamente com toda a Igreja particular de Mariana, se prepara para a Romaria a Aparecida em agosto de 2017. Na ocasião serão comemorados o tricentenário do encontro da venerável imagem e o Jubileu de Ouro de ordenação presbiteral do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

“As comunidades paroquiais estão se organizando, em entendimento com os que já têm prática na organização de romarias a Aparecida e acredito que muitos participarão da romaria a Aparecida em agosto de 2017, apesar de coincidir com o dia dos pais e com muitas festas marianas em nossas paróquias, o que dificultará a presença de alguns padres e, certamente, de leigos”, conta cônego Lauro.

Agenda