terça-feira

, 23 de abril de 2024

Região Mariana Oeste promove formação sobre o Mês da Bíblia

21 de setembro de 2022 Arquidiocese

Aconteceu no dia 17 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Conselheiro Lafaiete (MG), o Encontro Regional sobre o livro de Josué. Neste mês, que é dedicado à Palavra de Deus, na reunião os participantes puderam refletir sobre o livro proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano. Já a organização e animação do evento foi de responsabilidade das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) e do Grupo de Reflexão da Região Oeste de Mariana.

Na formação, participaram 42 pessoas das seguintes paróquias: Nossa Senhora das Brotas de Entre Rios de Minas; Nossa Senhora da Conceição de Congonhas; São José Operário e Santo Antônio de Ouro Branco; e Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Lourdes, São João Batista e Santa Terezinha em Conselheiro Lafaiete. Ainda, a Assessora da Catequese Sueli e a Irmã Lurdinha da Divina Providência foram as responsáveis pela formação.

Durante o encontro, os participantes puderam ouvir, meditar e contemplar diversos assuntos como a escuta, o cuidado com a vida e as decisões que são importantes neste ano eleitoral, seguindo as orientações dadas pela CNBB. Outro tema em pauta foi o apelo do Papa Francisco para os 3 Ts: Terra, Trabalho e Teto, dimensões fundamentais para que alguém tenha dignidade. Ainda em sintonia com o 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, os 200 anos da Independência do Brasil foi discutido e questionada para quem é essa independência, pois os pobres, os indígenas e os negros continuam excluídos e dependentes da falta de terra, de trabalho e de moradia digna.

Ao final do encontro, a Sandra de Entre Rios falou um pouco sobre o que chamou sua atenção durante a reunião. “Enquanto o Papa Francisco nos anima a ajudar que os pobres tenham os 3 Ts, Terra, Trabalho e Teto, somos, neste momento, governados por um congresso que privilegia os 3 Bs: bancada da Bíblia, do Boi e da Bala”, indagou.

Fotos: Divulgação

Veja também:

Em setembro, a Igreja no Brasil celebra o mês da Bíblia

Agenda