sexta-feira

, 14 de junho de 2024

Região Mariana Sul inicia suas atividades pastorais de 2024

09 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

A Região Mariana Sul realizou a abertura de seu ano pastoral no último sábado, 3 de fevereiro. Com a presença de 157 pessoas no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG), o dia foi marcado por formações, reuniões e encontros da Pastoral do Batismo, Pastoral da Comunicação e Campanha da Fraternidade 2024.

O Calendário Pastoral Regional deste ano contempla formações regionais e em forâneas, divididas em cada mês, sendo a proposta de fortalecimento das foranias com base nos aprendizados no Centro de Pastoral Regional.

Confira:

Reunião da Pastoral do Batismo

Formação para a Pastoral do Batismo.

44 pessoas, de todas as paróquias da Região Mariana Sul, participaram da reunião da Pastoral do Batismo. O momento foi conduzido pelo Assessor Regional da Pastoral, o Diácono José Luciano de Castro Nazareth, que entregou aos presentes materiais para auxiliar na proposta de desenvolvimento das coordenações pastorais, além de repassar aos agentes da pastoral algumas dicas práticas.

A partir do texto “Ser Coordenador”, os participantes puderam conhecer um pouco mais da função de coordenação e trocar experiências sobre o assunto. Segundo Diácono Luciano, “a proposta é sempre trabalhar o desenvolvimento de novas lideranças e contribuir para a capacitação das lideranças que contamos hoje”, disse.

Formação Campanha da Fraternidade 2024

Formação da Campanha da Fraternidade.

No sábado, o Centro Regional de Pastoral também acolheu uma formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2024 que, neste ano, tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”. Ministrado pelo Assessor Arquidiocesano de Liturgia, Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, 89 pessoas de diferentes pastorais, dimensões e movimentos participaram.

“A CF este ano irá nos ajudar muito a conviver com as pessoas e ter mais espiritualidade. Se for bem vivida, ganharemos muito com as graças de Deus. Obrigada a todos que trabalharam incansavelmente por essa formação. Deus Abençoe a todos. Vamos trabalhar para a construção de um mundo mais justo e solidário”, descreveu o encontro Lucia de Fátima Lisboa da Cruz, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG).

A formação também teve como foco a Espiritualidade da Quaresma, reforçando aos fiéis o compromisso que cada cristão deve ter ao viver esse tempo. Na oportunidade, os presentes aprenderam sobre os ritos litúrgicos, símbolos, tradições e História da Igreja.

Na avaliação de Marlene Bueno da Silva Oliveira, da Paróquia Divino Espírito Santo, em Barbacena (MG), a formação foi uma verdadeira catequese. “É assunto de suma importância, já que em nossa região temos uma Semana Santa intensa e rica de detalhes (que precisam ser conhecidos, para melhor vivenciá-los) mais que em outros lugares de Minas e do Brasil”, opinou.

“Este belíssimo período quaresmal na vida da Igreja nos leva a aparar nossas arestas por meio dos jejuns, abstinências, penitências e prática das obras de misericórdia, assim sendo, nos purificamos para melhor chegarmos até Deus”, completou Marlene. “Esperamos que todos os catequistas e agentes de pastorais que lá estavam levem fielmente a catequese recebida para além dos nossos catequizandos, o povo de Deus possa conhecer mais sua Igreja e amá-la”, frisou.

Para Jovelina Ferreira Condé de Melo, da Paróquia São José em Ressaquinha (MG), o momento proporcionou um grande aprendizado também sobre a Semana Santa. “Suas explicações foram claras e objetivas, pois nos passa a fé e amor ao nosso bom Deus”, comentou.

Na opinião de Nelza Helena Rodrigues, da Paróquia Santo Antônio em Ibertioga (MG), cada formação desperta o sentimento de segurança na vocação de ser catequista. “Foi um conteúdo rico em espiritualidade. Esclareceu muito bem sobre as celebrações litúrgicas e para-litúrgicas. Que o Divino Espírito Santo continue iluminando o senhor”, disse.

Dia “D” da Comunicação

Dia “D” da Comunicação na Região Sul.

Iniciativa arquidiocesana realizada também nas Regiões Oeste e Leste, o Dia “D” da Comunicação reuniu 33 pessoas para participar dessa formação que teve como tema “Formar pessoas para comunicar, com alegria, o Evangelho”.

Confira com foi o Dia “D” da Comunicação nas regiões da Arquidiocese no link:

Dia “D” da comunicação é marcado por partilhas e perspectivas para a caminhada da Pascom

Texto e Fotos:  Ana Paula Mendes dos Santos