quinta-feira

, 28 de março de 2024

Região Pastoral Mariana Oeste realiza formação sobre sínodo

22 de fevereiro de 2022

No último sábado, dia 19 de fevereiro, a Região Pastoral Mariana Oeste realizou a formação para o Sínodo na Arquidiocese de Mariana. O evento aconteceu de modo on-line e contou com cerca de 50 participantes, entre párocos, administradores paroquiais e coordenadores leigos das paróquias. Além disso, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, e a responsável pelo Contato Sinodal Diocesano, Leci Conceição do Nascimento, também participaram e estiveram a frente da formação. 

Durante o econtro o Padre Edmar ressaltou sobre a importância desta fase de escuta, como uma grande oportunidade de se colocar em prática a proposta da “Igreja em saída”, indo ao encontro e ouvindo os batizados que, por motivos diversos, encontram-se afastados das celebrações em suas paróquias.

Sobre o evento, o Padre Edir Martins Moreira, da Paróquia Bom Pastor em Conselheiro Lafaiete, compartilhou seu entusiasmo diante da proposta do Sínodo: “Fizemos este caminho com Dom Luciano desde 1988, e foi isto que me motivou a ser sacerdote.”

Conforme orientação dos formadores, a partir de agora devem ser estruturadas as equipes de escuta nas paróquias, para que até o final de maio deste ano, todos os católicos da região possam se manifestar a respeito dos quesitos propostos pelo Sínodo.

Texto: Carlos do Carmo – Leigo representante da Região Mariana Oeste

veja também:

Região Mariana Leste realiza formação sobre o Sínodo

Agenda

VEJA TAMBÉM