sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Regional Leste 2 da CNBB divulga nota de solidariedade às vítimas do Rio Grande do Sul

08 de maio de 2024 Igreja no Brasil

O Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta terça-feira, 7 de maio, uma carta em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS) e incentiva à solidariedade de todos. O documento é assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, vice-presidente do regional.

Confira na íntegra:

Neste momento desafiador, o Regional Leste 2 (Minas Gerais) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se solidariza com as vítimas das tragédias climáticas que assolam o Estado do Rio Grande do Sul. Em meio à dor e à adversidade, convocamos a todos para se unirem em apoio e em orações às comunidades afetadas, pois sua ajuda é essencial para oferecer conforto e esperança aos que mais necessitam.

Como contribuir:
Para aqueles que desejam contribuir financeiramente, o Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) da CNBB disponibiliza duas opções:

PIX:
CNPJ: 33.685.686.0010-41
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Sul 3

Depósito ou Transferência Bancária:
Banco: 748 Sicredi
Agência: 0116
Conta Corrente: 08355-0
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Sul 3

É importante ressaltar que, devido às dificuldades de acesso por estradas, não será possível receber doações físicas, como alimentos, colchões, água ou roupas. Neste momento, a melhor forma de contribuir é através do PIX, depósito ou transferência bancária.

Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa confortar e proteger nossos irmãos do Sul diante dessa situação tão difícil. Acreditamos que juntos, podemos fazer a diferença e oferecer uma luz de esperança para aqueles que mais precisam. Vamos nos unir em solidariedade e amor ao próximo.

+Dom José Carlos de Souza Campos – Presidente
+Dom Airton José dos Santos – Vice-presidente
+Dom Joel Maria dos Santos – Secretário

Outras iniciativas da Igreja no Brasil

Em todo o país, as (Arqui)dioceses brasileiras, regionais da CNBB, pastorais, movimentos e organismos têm se unido em solidariedade às vítimas do Rio Grande do Sul. Dentre essas iniciativas está o ajudars.com.br, uma plataforma que centraliza e organiza as ajudas necessárias às áreas mais afetadas. A iniciativa conta com o apoio da Pastoral da Comunicação das dioceses do Regional Sul 3 e foi apresentada na reunião dos comunicadores. Diversos voluntários das regiões atingidas auxiliam com o fornecimento de informações. Na plataforma é possível ver as diversas formas de contribuir.  

O Regional Sul 3 da CNBB organizou uma campanha para socorrer os diversos municípios atingidos. Quem desejar contribuir pode fazer um Pix para a CNBB Regional Sul 3: 33685686001041 (CNPJ). Em nota, o Regional chama a atenção que os temporais que atingem o Rio Grande do Sul têm causado grande provação para a população. Saiba mais aqui

Saiba outras iniciativas aqui

Papa Francisco pede oração pelas vítimas

Ao final do Regina Caeli de domingo, 5 de maio, o Papa Francisco manifestou sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul com essas palavras:

“Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.”

Manifestação do Celam

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) publicou uma nota, no dia 6 de maio, em solidariedade à “situação dramática vivida pelos irmãos e irmãs do sul do Brasil devido às fortes chuvas que provocaram inundações nunca antes registradas”. No texto, a entidade expressa proximidade às pessoas e famílias que perderam os seus entes queridos, àqueles que tiveram de abandonar suas casas e pertences, e àqueles cujos sonhos e projetos foram levados pelas águas.

Confira a íntegra da nota:
SOLIDARIEDADE COM O POVO DO SUL DO BRASIL

Texto: CNBB Leste 2 com informações da CNBB Nacional
Imagem: CNBB Nacional