sábado

, 25 de maio de 2024

Comunidade de origem da Beata Isabel Cristina é presenteada com uma relíquia de primeiro grau da jovem mártir

05 de abril de 2024

 

A Comunidade Santa Efigênia, pertencente à Paróquia Santo Antônio, em Barbacena (MG), recebeu na última terça-feira, 2 de abril, uma relíquia de primeiro grau da Beata Isabel Cristina. A jovem mártir barbacenense tem como origem a comunidade e morou no bairro Santa Efigênia durante sua vida.

A entrega foi realizada pelo Bispo Auxiliar Eleito de Goiânia, Monsenhor Danival Milagres Coelho, ao Administrador paroquial, Monsenhor Osmar Raymundo Mateus, durante celebração eucarística. À ocasião, a comunidade local e de familiares da Beata estiveram presentes.

“É para nossa comunidade, Santa Efigênia, e para toda a paróquia uma oportunidade muito especial, da qual nós agradecemos ao Monsenhor Danival”, afirmou Monsenhor Osmar ao receber o objeto sagrado.

A relíquia presenteada à comunidade é de primeiro grau do tipo ex ossibus, ou seja, foi feita a partir de um fragmento ósseo da Virgem Mártir Isabel Cristina. Juntamente dela, foi entregue também o seu documento de autenticidade.

Comunidade presente na entrega da relíquia da Beata na Comunidade Santa Efigênia.

“É mais do que justo que essa comunidade seja guardiã desta relíquia de primeiro grau feita com um pedacinho do osso dela”, disse Monsenhor Danival, comentando que esse tipo de relíquia não são todas as paróquias que recebem.

Na oportunidade, ele explicou que há também a relíquia de primeiro grau ex cineribus, feita com a terra retirada do caixão misturada com fragmentos ósseos. Já as de segunda grau são confeccionadas a partir de um tecido da roupa da Beata Isabel Cristina.

Durante a homilia, Monsenhor Danival motivou aos fiéis para que tenham a fortaleza da fé e da esperança que teve a Virgem Mártir Isabel Cristina. “Ela viveu a sua vida dominada pelo amor de Deus e imbuída da fé e da esperança. Por isso, ela soube enfrentar também o sofrimento com coragem, determinação, ao ponto de dar a sua vida por causa dos valores de sua fé. Ela soube resistir ao mal até o custo da sua vida porque trazia em seu coração a certeza de uma vida maior que supera a vida neste mundo, que é a vida eterna e feliz”, ressaltou.

Monsenhor Danival entregou relíquia à comunidade de origem da Beata Isabel Cristina.

Para a colaboradora comunitária, Juliana Guilherme, o momento foi de muita alegria. “Foi uma celebração linda e de grande importância para todos os fiéis da comunidade, pois receberam não só um ato de coração vindo de Monsenhor Danival, mas também um presente histórico que marcou a vida de todos os fiéis e familiares da Beata Isabel Cristina”, ponderou.

A doação surgiu graças a uma iniciativa dela que, em setembro de 2023, convidou Monsenhor Danival para celebrar o encerramento da festa da padroeira. Na oportunidade, Juliana também pediu que ele levasse a relíquia da Beata Isabel Cristina para visitar a comunidade, pois ela morou por muitos anos no local.

À época, Monsenhor Danival levou a relíquia da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, onde era pároco, e prometeu que presentearia à Comunidade Santa Efigênia com uma relíquia, visto a relação de proximidade da jovem mártir com o local. Após a doação, a relíquia ficará disponível para a veneração dos fiéis na Igreja Santa Efigênia.

Ao final da celebração, os presentes receberam o santinho da Beata Isabel Cristina, contendo uma relíquia de segundo grau da Mártir.

Familiares da Beata Isabel Cristina estiveram presentes.

Confira outras notícias relacionadas à Beata Isabel Cristina em: arqmariana.com.br/isabel-cristina/

Texto: Com informações de Juliana Guilherme

Fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio

Leia também:

“Levarei e divulgarei a devoção à Beata nas terras de Goiás”, afirma Monsenhor Danival em entrevista

VEJA TAMBÉM