domingo

, 19 de maio de 2024

Relíquia do Beato Carlo Acutis é entronizada na Arquidiocese de Mariana

03 de setembro de 2021 Arquidiocese

Aconteceu, no último dia 31 de agosto, a celebração da entronização solene da relíquia do Beato Carlo Acutis na Arquidiocese de Mariana. À ocasião, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu a Santa Missa na Capela do Seminário Arquidiocesano São José, em Mariana (MG). A celebração foi concelebrada pelos padres formadores do Seminário e pelo administrador paroquial da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério (MG), padre Glauber Rodrigo Passos Lacerda, e contou com a presença dos seminaristas do Seminário São José.

A relíquia de primeiro grau do Beato (contendo um pedaço do osso e fio de cabelo) foi solicitada pelo padre Glauber em maio deste ano, uma vez que a Paróquia da cidade de Dom Silvério conta, desde fevereiro de 2021, com a Web TV Saúde que tem como patrono o jovem Carlo Acutis.

Durante a homilia, Dom Airton destacou que a vida do beato é um sinal de inspiração para toda a juventude da Arquidiocese de Mariana, a fim de que os jovens possam responder o chamado à santidade que Deus lhes convida, assumindo as suas vocações específicas.

Dom Airton e padre Glauber

Segundo o seminarista Pedro Hugo, do quarto ano de Teologia, a “Celebração Eucarística foi marcada pela oração de ação de graças dos seminaristas que tiveram a oportunidade de participar deste bonito momento em que, diante da relíquia do ‘apóstolo da internet’, puderam rezar pedindo sua canonização, mas, sobretudo, inspirar-se no seu exemplo de vida em dedicação aos pobres e amor a Jesus, buscando uma vida santa”.

Ao término da celebração, o administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde agradeceu a oportunidade de estar celebrando a entronização da relíquia na Arquidiocese de Mariana, pelas portas do Seminário São José, a fim de que possa abençoar todos os vocacionados e todos aqueles que se sentem chamados a colocar-se a serviço de Deus. 

Padre Glauber ainda ressaltou que a relíquia será entronizada no Santuário de Nossa Senhora da Saúde no dia 09 de outubro, com o intuito de guiar aquela porção do povo de Deus e, principalmente os membros da Web TV Saúde. Por fim, em um gesto de tradição, o sacerdote presentou o Seminário com uma relíquia de terceiro grau do Beato, que contém um linho que cobriu o corpo do Carlo Acutis. “O presente também representa a comunhão da Paróquia com o Seminário, e para que também os jovens possam encontrar, no Beato Carlo Acutis, um exemplo de vida e santidade de serviço a Deus”, enfatizou.

Testemunhos

Dom Airton com os seminaristas

Para o seminarista Mateus José de Souza, da Comunidade do Propedêutico, “a visita da relíquia do Beato Carlo Acutis, um jovem deste tempo que viveu de forma exemplar a vida batismal, anunciando especialmente na internet, tendo a graça de associarem a sua vida a um milagre eucarístico, vem nos mostrar a grande dádiva que o próprio Deus nos oferece e nos convida também a viver – à santidade. Devemos com o exemplo dele, nos inspirarmos a sermos evangelizadores na internet, e no lugar em que vivemos, anunciando a Cristo, tornando-O mais conhecido e nos motivando a sermos santos”.

Por sua vez, o seminarista Pedro Hugo pontuou que “as relíquias na Igreja sempre receberam particular veneração e atenção porque o corpo dos Beatos e dos Santos, destinado à ressurreição, foi na terra o templo vivo do Espírito Santo e o instrumento de sua santidade, reconhecida pela Santa Sé por meio da beatificação e da canonização. Acontecer a celebração de entronização da relíquia deste beato no Seminário de Mariana, serve de inspiração e ardor para o caminho de configuração a Jesus e dedicação a proclamar a alegria do encontro concreto com Jesus, assim como fez Carlo Acutis em sua vida”.

Reportagem

A entronização da relíquia do Beato Carlo Acutis foi destaque na edição da última quarta-feira, 01 de setembro, do Jornal JCTV da Rede Vida. Confira:

Texto e imagens: Equipe de comunicação do Seminário Arquidiocesano São José 

Agenda