segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Representantes da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana participam do Encontro Regional do Leste 2

04 de maio de 2023 Arquidiocese

Representantes da Arquidiocese de Mariana no evento. 

Jovens integrantes da Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Mariana participaram entre os dias 28 de abril e 1ª de maio do Encontro Regional da Pastoral da Juventude do Leste 2 (ERPJ). Promovido pela Coordenação Regional da PJ no Leste 2, o evento foi realizado no Recanto Marista, em Ribeirão das Neves (MG), e contou com a presença de jovens das (Arqui)dioceses mineiras, além de convidados dos Regionais Leste 1 e 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

À ocasião, a Arquidiocese de Mariana foi representada por seis jovens, eleitos em Assembleia, ocorrida entre os dias 21 e 23 de abril, para compor a nova Coordenação Arquidiocesana da PJ. Estiveram presentes o Novo Secretário Arquidiocesano, Marcos Siqueira, o Novo Articulador Arquidiocesano, Bruno Queiroz, e os representantes regionais: Silvia Resende (Região Centro), Ryan Santos (Região Norte), Maria Tereza (Região Sul) e Alexandra Silva (Região Leste). Ainda, dois assessores da Arquidiocese também participaram: Alessandra Mrad e Waldenier Gomes.

Programação

Novo Secretário Arquidiocesano da PJ no encontro.

Durante o encontro, foram utilizados quatro passos metodológicos: Ver, Julgar, Agir e Celebrar. O sábado, dia 29, foi momento do “VER”, quando se refletiu sobre os 50 anos da PJ no Brasil e no Regional Leste 2 da CNBB, pontuando os seus desafios, lutas e flores.

Pela tarde, a Coordenação Regional promoveu uma gincana entre os participantes, a fim de proporcionar mais interação entre os participantes, além de instigar a reflexão sobre a necessidade de parar um pouco na nossa correria do dia a dia para cuidar de si.

O sábado chegou ao fim com uma vigília dos 50 anos da PJ do Brasil, tendo como iluminação bíblica o Evangelho de João (15, 9-17), reforçando a necessidade crescente na sociedade do amor, da empatia e do cuidado com o próximo, em especial, com aquelas e aqueles que mais sofrem.  Foi também momento de cirandar em homenagem a esse Jubileu de Ouro, ressaltando que a festa é para cada um dos jovens que fazem a Pastoral da Juventude acontecer.

No domingo, o passo metodológico utilizado foi o “JULGAR”, tendo início com uma mesa sobre a “Defesa da Vida das Juventudes”. Em sequência, partindo do assunto central da conferência, os participantes participaram de oficinas que abordaram temas como mulheres, juventudes negras e quilombolas, juventudes do campo e juventudes LGBTQIAPN+.

Após o almoço, foi momento de mais uma vivência em grupos de partilha, tendo como principal temática “Grupo de Jovens”, local de extrema importância para a construção sólida das bases e consequentemente lideranças. A partir disso, foram trabalhados os seguintes eixos:

  1. Grupos de Jovens e Assessoria;
  2. Grupos de Jovens e diálogo;
  3. Grupos de Jovens e Políticas públicas;
  4. Grupos de Jovens e autocuidado.

Oficina sobre Grupo de Jovens e Políticas Públicas.

Além das partilhas, todos os eixos foram convidados a pensarem gestos concretos com objetivo de trilhar e direcionar ações práticas para realizar nas bases, que foram apresentados no dia 1º de maio.

Finalizando, na segunda-feira, dia 1º, ocorreu o passo metodológico “AGIR”, contando com a participação do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que partilhou suas expectativas, anseios e conselhos para a PJ.

O Encontro Regional da Pastoral da Juventude do Leste 2 terminou com a Celebração Eucarística. O evento também contou com a presença da recém-nomeada Secretária Nacional da PJ, Wanessa Freire Almeida. “Desejo um belo caminho a vocês, que possam trilhar esse carinho com muito amor, entusiasmos e alegria. A PJ se alegra em saber que estão se organizando e acolhendo uma nova equipe e reforçar que vocês também fazem parte desses 50 anos da Pastoral da Juventude”, disse Wanessa em mensagem direcionadas aos jovens da Arquidiocese de Mariana.

Para o novo Secretário Arquidiocesano da Pastoral, Marcos Siqueira, o “ERPJ foi lugar de muita partilha, encantos, encontros e reencontros e confirmações”. “Gratidão a Coordenação Regional do Leste 2 por proporcionar esse momento tão marcante na vida de nossos representantes”, agradeceu.

Na avaliação do novo Articulador Arquidiocesano da PJ, Bruno Queiroz, a participação dos integrantes da Coordenação da Pastoral da Juventude no Encontro Regional foi importante, pois possibilitou a troca de experiências com outras pessoas, não somente do Regional Leste 2, mas também dos Regionais Leste 1 e 3. “Agora voltando para nossas bases, fica o nosso compromisso em trabalhar os temas presentes na realidade de nossa juventude e levantar as discussões necessárias, assim como fizemos no encontro. Que venham os próximos!”, ponderou.

Participantes do Encontro do Regional Leste 2.

Texto: Marcos Siqueira

Fotos: Waldenier Gomes

Veja também:

Pastoral da Juventude avalia sua caminhada e elege nova coordenação durante a 13ª Assembleia Arquidiocesana

Agenda