terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Reunião Arquidiocesana Pré-Sinodal será realizada no próximo dia 23 de julho, em Ouro Preto

14 de julho de 2022

Com o objetivo de apresentar o resultado da escuta realizada na Igreja Particular de Mariana e conforme proposto pelo Vademecum, acontece no próximo sábado, 23 de julho, a Reunião Arquidiocesana Pré-Sinodal. Com a proposta de ser um momento orante e celebrativo, o encontro é uma oportunidade de partilhar as experiências vivenciadas durante esse processo.

Segundo um dos Contatos Arquidiocesanos Sinodais, Padre Edmar José da Silva, esse evento marca a conclusão da fase local do Sínodo 2021-2023. “É ocasião para celebrar o dinamismo pastoral-evangelizador das nossas comunidades, o envolvimento das pessoas no processo de escuta e a ação do Espírito Santo que continua guiando a Igreja. É ainda ocasião para partilhar as experiências feitas ao longo desse processo e colocar em relevo as temáticas que mais apareceram ao longo da consulta”, explica.

Além disso, Padre Edmar recorda que as sínteses feitas pelas paróquias, regiões pastorais e Arquidiocese devem servir como horizonte de ação pastoral para essas instâncias eclesiais.

Quem também compartilha dessa percepção é o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira. “A Reunião Pré-Sinodal há de ser um momento celebrativo importante da nossa Arquidiocese, encerrando a etapa da escuta nas paróquias e comunidades e ouvindo as lideranças que estarão presentes nesse evento: coordenadores de pastorais, membros dos conselhos e coordenadores paroquiais”, comenta.

De acordo com Padre José Geraldo, a partir da Reunião Arquidiocesana Pré-Sinodal, será finalizada a síntese da fase local do processo de escuta, que deverá ser enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e, posteriormente, publicada para o conhecimento de toda Arquidiocese de Mariana.

“A minha expectativa é que, a partir desse momento, possamos avançar mais e melhor no processo de Evangelização, dando uma resposta aos anseios do nosso povo e ser cada vez mais, uma Igreja sinodal, de comunhão e participação”, anseia o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. 

A Reunião Arquidiocesana Pré-Sinodal será realizada no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, das 9h às 13h. Para participar, foram convidados os membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), os integrantes da Equipe de Animação para o Sínodo e um representante de cada paróquia. Vale lembrar que os convocados devem confirmar a sua presença por meio de formulário disponibilizado on-line, conforme informado por e-mail.

Veja também:

Integrantes da Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo se reúnem com Dom Airton

Agenda

VEJA TAMBÉM