quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Romaria do Servo de Deus Dom Luciano celebra sua caminhada profética na Igreja

30 de outubro de 2016 Arquidiocese

Animados pelo exemplo profético de Dom Luciano, fiéis e romeiros de várias cidades da Arquidiocese participaram da Romaria do Servo de Deus, Dom Luciano, nesse domingo, 30 de outubro, em Conselheiro Lafaiete (MG). Cerca de 1000 pessoas acompanharam a caminhada que fez parte do encerramento do 6° Fórum Social pela Vida.

“A primeira Romaria em memória de Dom Luciano que aqui se realizou é uma proclamação pública do reconhecimento do testemunho de vida que ele nos deixou, mas é também a expressão do compromisso que assumimos de levar adiante sua mensagem profética: ‘Não se esqueçam dos pobres’. A Arquidiocese de Mariana não pode se esquecer das grandes lições que Dom Luciano nos deixou, e nós não podemos enterrar a precioso legado que ele nos transmitiu com seu fecundo pastoreio à frente desta Igreja particular”, ressalta o arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Segundo o secretário arquidiocesano da Pastoral da Juventude, participar desse momento é muito especial. “Para nós, nos 30 anos da PJ, essa romaria é uma forma de celebrar um dos maiores incentivadores da Pastoral, que foi Dom Luciano”, disse Marcos Xavier.

Após a caminhada foi celebrada a missa de encerramento do 6°Fórum Social pela Vida na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, com a presença de mais de 20 padres da arquidiocese. Para Dom Geraldo a edição deste ano se constitui no marco do décimo aniversário de falecimento do Servo de Deus Dom Luciano.

“A memória do décimo aniversário do falecimento de Dom Luciano, é iluminada pela luz de Cristo Ressuscitado. Aliás, em seu próprio nome, Dom Luciano se apresenta como anunciador e portador da luz. Sua presença e sua palavra eram sempre iluminadas e iluminadoras”, acrescenta o arcebispo.

Jubileu das Pastorais Sociais

Em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia, durante a celebração, também, foi realizado o Jubileu Arquidiocesano das Pastorais Socais. “Hoje celebramos o Jubileu das Pastorais Sociais de nossa Arquidiocese, comemorando também os 15 anos da realização do primeiro Fórum Social pela Vida”, afirma Dom Geraldo.

Fórum Social

Inspirados pela na encíclica do papa Francisco, Laudato Si, o 6° Fórum Social pela Vida teve como tema “Casa Comum, nossa missão”. O evento, promovido a cada três anos pela Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese, reuniu 700 pessoas no Colégio Nazaré, em Conselheiro Lafaiete, entre os dias 27 a 20 de outubro.

O vigário episcopal da Região Oeste, padre Geraldo Oliveira, afirma que acolher o Fórum foi uma grande oportunidade. “Foi uma oportunidade singular que a nossa região teve em acolher o evento. Esse foi um momento de manifestação desse carinho da nossa arquidiocese para conosco. Momento, também, para a gente expressar a nossa comunhão, a nossa união. E é muito bom ver a alegria estampada nas pessoas, que com tanta boa vontade, abriram suas casas para acolher as pessoas”, agradece o padre.

Leia também: Homilia de Dom Geraldo na celebração de encerramento do 6° Fórum Social pela Vida 

Agenda