quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Sacerdotes do Clero Marianense celebram um ano de ordenação presbiteral

06 de maio de 2022 Arquidiocese

Chamados a permanecer no amor de Cristo, os padres João Luiz da Silva, Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, Lucas Muniz Alberto e Ronaldo Henrique Furtado completam neste domingo, 08 de maio, um ano de sacerdócio. Para marcar esse momento especial e de bênção, acontecerá nesta segunda-feira, dia 09, às 19h, uma missa em ação de graças na na Matriz de São Sebastião, em Sem Peixe (MG).

Ordenados no mesmo dia, em 2021, pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, a celebração foi realizada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), e se destacou pela emoção e alegria.

Para o Padre Lucas, “celebrar o primeiro ano de sacerdócio é reconhecer a infinita misericórdia de Deus em sua vida, ao chamar-me tão limitado e frágil para uma missão tão sublime”. “Esse primeiro ano foi marcado também pela alegria de servir a Deus e poder ser instrumento dele na vida de tantas pessoas por meio dos sacramentos, da presença nas diversas circunstâncias da vida e tempo de muito aprendizado e amadurecimento”, ressalta. Segundo ele, no dia 08, a data também será lembrada durante as celebrações das 9h e 19h em Araponga (MG), onde exerce seu ministério como Pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo.

Por sua vez, Padre Ronaldo define o primeiro ano de sacerdócio como de grande graça. “Primeiro, servir [como Vigário Paroquial] na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), onde tive a oportunidade de viver com um povo de grande fé que nos impulsiona a ser o Bom Pastor junto deles. Em Dezembro de 2021, fui nomeado Pároco da Paróquia São Sebastião, em Sem Peixe (MG). Lugar em que tem um povo sedento por seu Pastor. [Mesmo] estando há pouco tempo nessa paróquia, sou grato a Deus por exercer meu ministério, buscando ser presença junto às minhas ovelhas. Sendo assim, apenas peço a todo o Povo de Deus que continue rezando por mim e por todos os padres”, conta.

Além da sua atuação como pároco, Padre Ronaldo é também o Assessor da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Mariana. “Nessa pastoral sou muito feliz, pois tenho a graça de encontrar o Crucificado e o Ressuscitado nos que mais sofrem”, afirma. Em comemoração ao primeiro ano de sacerdócio, o presbítero lançará neste domingo, dia 08, o livro “O caminho para a sobriedade à luz da fé”. O evento será após a missa das 8h na Igreja Matriz de São Sebastião, em Sem Peixe.

Já o Padre João Luiz festejará a data com a Celebração Eucarística, também no domingo, às 17h, na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega (MG), onde é Pároco. Após a missa, será servido um jantar no Ginásio Poliesportivo.

Foto capa: Leonardo Gomes

Imagem: Divulgação

Veja como foi a ordenação dos presbíteros em:

No último sábado (08), quatro novos sacerdotes foram ordenados para o Clero Marianense

Agenda