Foto: Vatican News
Após a abertura do Sínodo feita pelo Papa Francisco no último final de semana, é chegada a hora das Igrejas locais iniciarem sua caminhada rumo à XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão“. Para favorecer a realização do momento de abertura, em todo o mundo, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos oferece um documento com sugestões para a Liturgia de Abertura do Sínodo.
A celebração de abertura do Sínodo nas dioceses será realizada no próximo domingo, 17 de outubro. A Secretaria do Sínodo indica que a cerimônia de abertura local pode ser realizada durante uma Eucaristia, mas pode também assumir outra forma, como uma Liturgia da Palavra, uma Peregrinação, uma Oração Para-Litúrgica, etc.
O documento oferecido pela Santa Sé explica os objetivos da Celebração Litúrgica de abertura da fase diocesana do Processo Sinodal, apresenta algumas ideias e sugestões para a celebração e disponibiliza orações e propostas de ritos celebrativos.
São os objetivos da celebração litúrgica para abrir a fase diocesana do Processo Sinodal:
Há a oração do Sínodo “Adsumus Sancte Spiritus“, que pode ser utilizada amplamente em toda a fase diocesana do Processo Sinodal e incorporada na abertura diocesana do Sínodo. Atribuída a São Isidoro de Sevilha (560-636), esta oração foi utilizada tradicionalmente nos Concílios e Sínodos durante centenas de anos. A versão oferecida atualmente está “desenhada especificamente para o caminho Sinodal da Igreja de 2021 a 2023”, segundo a Secretaria do Sínodo.
São as demais propostas de ritos celebrativos:
Baixe o documento com sugestões para a celebração litúrgica de abertura da fase diocesana do Sínodo
Na Arquidiocese de Mariana, todas as paróquias e comunidades, durante todas as Missas e Celebrações da Palavra dos dias 16 e 17 de outubro, realizarão a abertura da fase diocesana do Sínodo 2023. Para ajudar a vivenciar bem esse momento, foi enviado às paróquias subsídios litúrgicos contendo sugestões de comentário inicial, preces dos fiéis e Oração ao Espírito Santo para serem utilizados nas celebrações. Já o domingo, 17 de outubro, Dom Airton presidirá, às 7h, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), a Santa Missa. Os fiéis poderão acompanhar a celebração pela página do Facebook da Arquidiocese.
Texto: CNBB
Veja também:
Arquidiocese de Mariana realiza neste fim de semana a abertura da fase diocesana do Sínodo 2023