sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Segundo vídeo sobre o Mês do Dízimo reflete sobre a sua aplicação

16 de novembro de 2021 Arquidiocese

A aplicação do dízimo é o tema do segundo vídeo preparado pelos seminaristas do 1º ano de Teologia. A produção faz parte da série de ações iniciativas especiais sobre o Mês do Dízimo que estão sendo realizadas na Arquidiocese de Mariana ao longo de novembro.

A partir da pergunta “Por que eu devo ser dizimista?”, a membra do Conselho Missionário Diocesano, Iva da Silva Fernandes, compartilha sobre o tema Aplicação do Dízimo na missão. Ela explica que esse é um dos meios de colaborarmos com a Missão de Cristo, dando testemunho e vivenciando o santo Evangelho.

Além disso, a agente do dízimo da Paróquia de Sant’Ana, em Abre Campo (MG), Regina Célia Miranda Amorim, o Ecônomo da Arquidiocese, padre Darci Fernandes Leão, e o Diretor da Dimensão Humana do Seminário, padre Mauro Lúcio de Carvalho, trazem, respectivamente, para conversa como é feita esta aplicação do dízimo nas paróquias, na Arquidiocese de Mariana e no Seminário São José.

Em sua fala, padre Darci agradece a todos os dizimistas que seguiram contribuindo com a missão da Santa Igreja. “É fato que a receita, em quase sua totalidade em nossas paróquias e, consequentemente, em nossa Arquidiocese é proveniente do dízimo. Nesse sentido, eu gostaria até de aproveitar e agradecer a todos os dizimistas que, mesmo nesse tempo forte de pandemia que atravessamos, onde tivemos a restrição e não tivemos celebrações com a participação presencial do povo, os dizimistas foram fiéis a devolução do dízimo. Isso permitiu que as paróquias e nossa Arquidiocese continuassem mantendo também a sua finalidade que é a evangelização”, afirma.

Assista ao vídeo em:

Mês do Dízimo

Durante novembro, a Arquidiocese de Mariana celebra o Mês do Dízimo a fim de conscientizar sobre a importância da colaboração de todos os fiéis. Além dos vídeos, os seminaristas também preparam um roteiro para rezar a Hora Santa em família ou comunidade. Faça aqui o dowload da Hora Santa

Outra iniciativa é que neste mês, o roteiro de reflexão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) também aborda sobre o dízimo, com ênfase em sua Dimensão Caritativa. Baixe aqui o roteiro de reflexão

Veja também:

Em novembro, Arquidiocese de Mariana celebra o mês do dízimo

Roteiro de reflexão de novembro aborda sobre a dimensão social do dízimo

Seminário São José disponibiliza roteiro para Hora Santa 

Agenda