terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Seminaristas da Arquidiocese de Mariana vivenciam retiro espiritual

08 de setembro de 2021 Arquidiocese

Seminaristas da Etapa da Configuração

No decorrer do itinerário formativo surgem diversas dúvidas como: o que Deus quer de mim? Esta é a estrada que devo seguir ou outra? Estou respondendo corretamente ao chamado de Deus? Sinto-me feliz no caminho que tomei? Que tipo de padre o Senhor espera de mim? Para viver o processo de discernimento vocacional, segundo a vontade de Deus, é necessário sempre encontrar-se conosco mesmo e com o próprio Cristo que nos chama a segui-lo. À medida que realizamos esse encontro interior vai surgindo diversas perguntas que são profundamente saudáveis para uma resposta sincera e generosa ao Senhor Jesus Cristo.

Nesse intuito, os seminaristas das casas de formação do Seminário São José vivenciam semestralmente o retiro espiritual, sendo uma oportunidade única e intensa para “subir a montanha” e encontrar-se consigo mesmo e com Deus. Neste semestre, o momento de oração foi realizado entre os dias 03 e 07 de setembro. 

Etapa do Propedêutico

Etapa do Propedêutico

Conduzido pelo padre D’Artagnan de Almeida Barcelos, pároco da Paróquia São José, em Ressaquinha (MG), os seminaristas da etapa do Propedêutico estiveram reunidos na casa da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, em Barbacena (MG). 

Para o seminarista Rafael Junio Ramos de Oliveira, da etapa do Propedêutico, “o retiro espiritual foi um momento muito agradável e aproveitado. Tive uma experiência muito boa, onde pude reviver o meu chamado e ser curado e consolado sobre as minhas feridas passadas, que ainda não tinham sido curadas. O testemunho de fé e superação do padre Rodrigo me fez lembrar de um momento especial da minha infância sobre o meu chamado”.

Etapa do Discipulado

Os seminaristas da etapa do Discipulado (período dos estudos filosóficos) vivenciaram o retiro em sua própria casa de formação, tendo como tema “Itinerário do seguimento do Mestre: do encontro pessoal ao discipulado do Senhor”. O momento foi auxiliado pelo padre Geraldo dos Reis Maia, diretor da etapa do Propedêutico da Arquidiocese de Uberaba (MG).

Etapa do Discipulado

Segundo o seminarista Rômulo Tadeu Vieira Ribeiro, do 2º ano da Etapa do Discipulado, “a experiência do retiro espiritual foi, para mim, um momento muito rico, no qual eu pude adentrar o deserto e caminhar não sozinho, mas sim ao lado do Mestre que, durante esses dias, esteve ao meu lado alimentando-me com sua Palavra e com as consolações necessárias para que, sustentado pela graça divina e consciente de minhas fraquezas, possa seguir este caminho de formação para o seguimento daquele que me chama a permanecer com Ele”. 

Para ele, a maneira como o padre Geraldo Maia conduziu os exercícios espirituais,  possibilitou aos seminaristas um encontro pessoal e íntimo com Cristo. “Tendo realizado esse encontro, agora nos resta fazer com que a semente plantada pela graça de Deus durante esta pausa restauradora produza abundantes frutos em nossa caminhada vocacional. O Senhor nos chama e nos convida a conhecê-lo e a permanecer com Ele, para que sendo íntimos do Mestre, sejamos discípulos missionários para uma Igreja em Saída, como nos exortou o pregador”, disse.

Etapa da Configuração

Em sua própria casa de formação, os seminaristas da etapa da Configuração (período dos estudos teológicos) também vivenciaram esse momento espiritual. O retiro foi conduzido pelo padre Sedney Manja (SDB), diretor e mestre de noviços dos Salesianos, em Barbacena (MG). 

De acordo com o seminarista Edigar Rodrigues de Faria, “experimentar o deserto durante esses dias foi, para mim, deixar-me ser olhado e amado por Jesus que me chama para ficar em sua companhia, para ver onde ele mora. Foram dias para deixar-me ser renovado pelo Senhor que me convida a ser corajoso, a ter fé em sua Palavra, que é luz e vida. Foi tempo propício da Graça de Deus para deixar-me ser reconciliado, restaurado pelo Divino Salvador. Concluo esse retiro com o sentimento e a atitude de ser muito feliz por ser amigo de Jesus”.

Peçamos ao nosso Senhor Jesus Cristo que faça frutificar os bons frutos dos retiros para os vocacionados. E que a Virgem Maria, Senhora da Assunção, e São José intercedam cada vez mais no processo de discernimento dos nossos seminaristas. 

Créditos: equipe de comunicação do Seminário Arquidiocesano São José

Veja também:

Durante o mês da Bíblia, Seminário São José disponibilizará série de vídeos sobre a Carta aos Gálatas

Agenda