segunda-feira

, 22 de julho de 2024

Seminaristas da Região Leste participam de encontro em Canaã

13 de julho de 2023 Arquidiocese

Doze seminaristas estiveram reunidos dos dias 09 a 11 de julho, na cidade de Canaã (MG), para vivenciarem o IV Encontro de Seminaristas da Região Leste. Nessa edição, com a acolhida da Paróquia Santo Antônio, os participantes tiveram oportunidade de celebrar o dom da vocação, em momentos de convivência e oração.

Recepcionados pelo Pároco, Padre Joel Santos de Marselha, e paroquianos no domingo, dia 09, durante a Santa Missa, os vocacionados deram início às atividades previstas na manhã da segunda-feira, dia 10. Conduzidos pelo Padre Pedro Hugo Alves Talin, Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG), os seminaristas participaram de um momento de oração, reflexão e partilha, quando aprofundaram o sentido do chamado ao serviço no Ministério Sacerdotal, com a temática “Coração sacerdotal: acolher, servir e amar”.

Finalizando a manhã, o Padre Robson Cunha Chagas, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG), presidiu a Celebração Eucarística, enfatizando a importância dessa iniciativa e expondo importantes caminhos vocacionais, a partir da liturgia do dia.

Já na terça-feira, dia 11, os seminaristas tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, no município de Araponga, bem como a paróquia local, onde se encerrou o encontro.

Para o seminarista Wesley Lopes Dumont, da cidade de São Pedro dos Ferros (MG), da Etapa do Propedêutico, “foi muito gratificante, pois foi um momento de encontro, confraternização, de espiritualidade e muitos risos”. “Agradeço aos organizadores por esse maravilhoso acolhimento e pelos preparos para que tudo fosse feito com amor e carinho. Louvado seja Deus!”, completou o jovem que participou pela primeira vez.

Segundo o seminarista João Pedro Ribeiro, do 4º ano de Teologia, esse é um momento muito importante. “A fraternidade sacerdotal começa na fraternidade entre os seminaristas.  Quem vem, mas quer estar com os irmãos não porque é um momento de convivência proposto pelo Seminário, mas iniciativa dos próprios seminaristas. Esses encontros são sempre marcados pela oração, partilha e confraternização. É o quarto encontro de seminaristas da Região Leste e tive a graça e a oportunidade de participar de todos”, disse o vocacionado natural da cidade de Ponte Nova (MG).

O Encontro de Seminaristas da Região Leste foi uma iniciativa que surgiu entre os próprios vocacionados, desejosos de, ao menos uma vez ao ano, se encontrarem no período de férias para consolidar os laços de comunhão, fraternidade, além de confraternizar e conhecer as cidades e as paróquias dos próprios seminaristas, sendo, também, uma oportunidade de animação vocacional.

As demais edições foram: na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG); na Paróquia São Sebastião, em Raul Soares (MG); e na Paróquia São Pedro, em Ponte Nova (MG). Sem dúvidas, o encontro de seminaristas é uma oportunidade de plantar a comunhão, tão necessária à vida sacerdotal e, sobretudo, ao discernimento vocacional.

Texto e imagem: Seminaristas Mateus Carvalho, Moisés Tôrres e Robinson dos Anjos