sábado

, 18 de maio de 2024

Seminaristas da Região Mariana Norte participam de Encontro Regional em Catas Altas

18 de julho de 2023

Nos dias 14 e 15 de julho, aconteceu o II Encontro de Seminaristas da Região Norte da Arquidiocese de Mariana. Realizado na cidade de Catas Altas (MG), estiveram presentes nove seminaristas: dois do Grupo de Orientação Vocacional (GOV); um da etapa do Propedêutico; um ouro-pretano da etapa do Propedêutico da Congregação da Missão (Lazarista) de Belo Horizonte; três seminaristas da etapa do Discipulado (Filosofia); e dois da etapa da Configuração (Teologia).

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas, acolheu de ótimo grado os seminaristas, na pessoa do Pároco, Padre Bruno Gomes Silva. O encontro foi marcado por momentos de convivência humana, interações fraternas e visitas pastorais nas comunidades catas-altenses, bem como a participação nas Celebrações Eucarísticas. A reunião também contou com a visita dos seminaristas nas igrejas históricas de Catas Altas, conhecendo todo o complexo histórico e religioso da cidade.

Tendo em vista o 3° Ano Vocacional da Igreja no Brasil, o Padre Bruno Silva proporcionou aos seminaristas momentos de espiritualidade e encontros pastorais com as comunidades catas-altenses, sempre enfatizando a vocação e o chamado de Deus. A segunda edição do encontro regional exercitou nos participantes a importância de viver em comunidade e de cultivar boas e santas amizades, neste que é o futuro presbitério.

O Encontro é um momento importante para que os seminaristas fortalecerem seus vínculos e juntos continuarem seu caminho de discernimento vocacional, fazendo a experiência de conhecer novas comunidades e vivenciar a alegria pastoral.

“Foi uma oportunidade de, fora do contexto de Seminário, nos conhecermos melhor, entrosamento e também de descanso. A convivência com o Padre Bruno, que há alguns anos era seminarista de nossa região, foi enriquecedora para nós que nos preparamos para o dia a dia de uma paróquia. O Encontro de Seminaristas, assim como os outros, fazem com que nossos corações ardam ainda mais e que nossos pés continuem se colocando a caminho, conforme o lema do ano vocacional”, testemunhou o seminarista Rafael Ernesto, do 1º ano de Filosofia, sobre a sua experiência.

Texto: Caio de Souza – Propedêutico

Fotos: Nillo Neto – Teologia

Veja também:

Seminaristas da Região Leste participam de encontro em Canaã

Agenda

VEJA TAMBÉM