quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Seminaristas que serão ordenados diáconos participam de retiro espiritual

25 de abril de 2022 Arquidiocese

Os seminaristas Emanuel Tadeu, Johny Sales, Pedro Hugo, Róbson da Cunha Chagas, Vitor Nogueira e Wesley Pires dos Santos, que serão ordenados diáconos no próximo dia 07 de maio, participaram entre os dias 19 e 23 de abril de um retiro preparatório na Casa das Irmãs Vitorianas, em Barbacena (MG). Além deles, o ex-aluno do Seminário São José, o Diácono Romário de Souza Lima, da Diocese de Januária (MG), também esteve presente.

Guiados pelo tema “A liturgia como lugar do encontro com Jesus Cristo”, os jovens tiveram como pregador, o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que os conduziu durante esse momento de oração, reflexão e preparação para o novo passo na caminhada rumo ao ministério sacerdotal.

Homília

Ao refletir sobre o Evangelho do dia e das últimas passagens bíblicas abordadas na Liturgia da Semana Santa, Dom Geraldo relembrou que os discípulos, mesmo fracos em sua fé, cumpriram e anunciaram a Palavra do Senhor. “Que Deus nos ajude para que nós possamos acreditar no testemunho daqueles que viram o Senhor Ressuscitado. Que Ele venha em nosso socorro e, em nossa falta de fé, nos ajude a realizar a ação que confiou aos discípulos de ontem e a nós”, clamou.

Ao se voltar aos seminaristas, o Arcebispo Emérito afirmou que os candidatos ao diaconato irão “receber oficialmente do Bispo, em nome de Cristo e em nome da Igreja, essa mesma missão de ir e anunciar o Evangelho! Vocês vão ser ordenados diáconos e recebem essa missão tão sublime, tão sagrada, tão bonita, mas também, desafiadora no contexto em que vivemos nos nossos dias. Mas aquele que nos envia é o mesmo que nos chamou e nos acompanha na missão”.

Depoimentos

Para o Seminarista Wesley Pires, o retiro espiritual é sempre um tempo de subir ao monte, de revigorar as forças e refletir. “Durante esses dias de encontro com o Senhor e com os irmãos pude rezar a vida e a vocação para dar um Sim definitivo e maduro a Deus no serviço a sua Igreja. A graça maior foi poder se animar com o testemunho de vida de Dom Geraldo e rezar os mistérios que futuramente celebraremos mais de perto presidindo a Liturgia”, afirmou.

Por sua vez, o seminarista Jhony demonstrou gratidão por esse momento espiritual. “Só me resta agradecer a Deus por essas sublimes oportunidades: de mergulhar tão profundamente na vida de oração e contemplação durante esse tempo tão bonito que antecede à ordenação; de estar com os irmãos de turma; de rever Dom Geraldo, nosso querido Arcebispo Emérito, e, como sempre, aprender muito com a sua pessoa e com seu jeito de ser. Foi um tempo de graça; tempo de renovar o chamado que Deus faz a mim”, disse.

Ordenação Diaconal

Os seis seminaristas receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem no dia 07 de maio, às 10h, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

À espera desse momento, a Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Mariana disponibilizou para download materiais para ser vivenciado o Tríduo Preparatório nas paróquias e comunidades.

Conheça mais sobre os seminaristas AQUI

Baixe os materiais AQUI

Fotos: Arquivo pessoal dos seminaristas

Agenda