quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Tem início, em Barbacena, a novena em honra à Beata Isabel Cristina

23 de agosto de 2023

Teve início nesta quarta-feira, 23 de agosto, a novena em honra à festa da Beata Isabel Cristina, em Barbacena (MG). Essa é a primeira vez que a festa em homenagem à Virgem e Mártir mineira é celebrada.

A primeira celebração das festividades foi celebrada pelo Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Padre Júnior César de Sousa, às 12h, na Capela que será dedicada à Beata.

Em sua homília, Padre Júnior comparou a vida e vivência de fé de Isabel Cristina à de Santa Rosa de Lima, também chamada Isabel, cuja memória a Igreja recorda na data de hoje, 23 de agosto, e que, assim como a Virgem e Mártir mineira, faleceu jovem e cultivava intenso amor ao Nosso Senhor.

Ainda em sua reflexão, o sacerdote questionou aos fiéis presentes sobre o que eles estão dispostos a abdicar para seguir a Cristo. “Ser santo é ser grande no amor”, disse.

Por fim, Padre Júnior recordou também o momento do martírio da Beata Isabel Cristina, morta em 1º de setembro de 1982, com 15 facadas, ao oferecer resistência a uma tentativa de estupro.

Festa em honra à Beata Isabel Cristina

Elevada a honra dos altares em 10 de dezembro de 2022, essa é a primeira vez que as festividades em memória da Virgem e Mártir estão comemoradas. Em preparação ao dia festivo, 1º de setembro, os fiéis são convidados a participar dos dias 23 a 31 de agosto da novena em honra à Beata Isabel Cristina.

“A Paróquia Nossa Senhora da Piedade vive com muita expectativa a celebração da primeira festa da nossa Beata Isabel Cristina. Estamos organizando a novena, que terá início no dia 23 de agosto. Todos os dias, nós teremos missa ao meio-dia e às 19h, com a participação de um grupo de Vicentinos e de uma paróquia da cidade de Barbacena ou da região”, detalha o Pároco local, Monsenhor Danival Milagres Coelho, sobre a programação.

Durante a novena, a programação inclui Celebrações Eucarísticas às 12h e das 19h na Capela que será dedicada à Beata. Já no dia solene, haverá a Santa Missa às 7h, 9h, 12h, 15h, 17h e 19h, encerrando com a procissão luminosa.

Confira a programação completa

Saiba mais sobre a Beata em: arqmariana.com.br/isabel-cristina/

Fotos: Ana Clara Julio Barros

VEJA TAMBÉM