terça-feira

, 28 de novembro de 2023

Tem início o 33º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana

07 de março de 2023

Iniciou-se na tarde desta segunda-feira, 6 de março, o 33º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana. O evento está sendo realizado no Retiro das Rosas, em Cacheira do Campo (MG), e segue até quinta-feira, dia 09.

Para este ano, o Encontro, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, tem como tema “Vocação: graça, missão e comunhão”. “O objetivo é aproveitar a mística do terceiro ano vocacional do Brasil e olharmos a nossa vocação. O que faz o nosso coração arder, enquanto presbitério da Arquidiocese de Mariana?”, explica o Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, Padre Mauro Lúcio de Carvalho.

Abertura do Encontro

Começando as atividades propostas na programação, o 33º Encontro de Presbíteros e Diáconos foi aberto com um momento de oração e recordação da história da caminhada da Arquidiocese de Mariana. À oportunidade, foram prestadas também homenagens aos sacerdotes, Monsenhor Flávio Carneiro e Padre Elias Bartolomeu Leoni, que faleceram neste ano.

Abrindo o evento, Padre Mauro apresentou aos presentes a pauta do Encontro. Em seguida, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, acolheu os participantes, homenageando os novos padres e os que estão em missão, enfatizando a importância da temática do Encontro de Presbíteros e Diáconos deste ano.

Durante a tarde, aconteceu também a primeira assessoria com a fala do Padre Jailson Salvador, da Diocese de Oliveira (MG), que motivou os presentes ao cuidado psíquico e espiritual. Já à noite, ocorreu o primeiro trabalho em grupo, quando os participantes se reuniram por faixa etária de ordenação para partilhar sobre a caminhada, os desafios da missão e como cada um tem se esforçado para esse cuidado pessoal para melhor servir a comunidade.

2º dia

Já nesta terça-feira, 7 de março, a celebração da Santa Missa com a Laudes abriu os trabalhos do segundo dia do Encontro. Ao longo da manhã, os sacerdotes e diáconos participaram de momentos de assessoria ministrados pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, e pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, que falaram respectivamente sobre “Vocação: graça e missão” e “Vocação e comunhão: pés a caminho e corações ardentes”. Já à tarde, os presentes realizaram trabalhos em grupo por forania.

Saiba mais sobre o 3º Ano Vocacional em: https://arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional/

Fotos: Pe. Edir Martins

Veja também:

33º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana acontece dos dias 06 a 09 de março

VEJA TAMBÉM