sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Terceiro vídeo especial sobre o Dízimo aborda os seus fundamentos Bíblicos

23 de novembro de 2021 Arquidiocese

No terceiro vídeo especial sobre o dízimo, realizado pelos seminaristas do 1º ano de Teologia do Seminário São José, somos convidados a refletir sobre seu contexto perante as leituras bíblicas.

Abordado desde o Antigo Testamento, o dízimo está relacionado ao agradecimento, quando entregamos parte do que temos, reconhecemos que tudo provém de Deus. Na leitura bíblica de Gênesis (Gn 14, 17-20), vemos um exemplo quando Abraão decide dar tudo que tem a Deus, como agradecimento pela sua vitória em uma luta contra seus inimigos. Ainda no Antigo Testamento, o dízimo é abordado mais profundamente e está ligado à aliança e fidelidade do Senhor para com seus filhos.

Segundo o vídeo, nos Evangelhos podemos ver também essa abordagem do dízimo durante a partilha dos bens, ainda que não seja chamada por este nome, é um referencial ao que hoje conhecemos como tal. É possível ver também esta aproximação em leituras que apresentam pessoas que, ao se depararem com Jesus, decidem dar tudo que tem a Ele, como a Viúva pobre (Lc 8, 1-3/Jo 13, 29/Mc 12, 41-44).

Assista ao vídeo em:

Mês do Dízimo

Em novembro, a Arquidiocese de Mariana celebra o mês do dízimo, uma data que conscientiza sobre a importância da colaboração de todos os fiéis. Para vivermos bem este período, uma série de ações serão desenvolvidas como a disponibilização de vídeos semanais preparados pelos seminaristas, o roteiro de reflexão e subsídio para rezar a Hora Santa. Saiba mais aqui

Agenda