sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Últimos detalhes do 7° Fórum Social pela Vida são acertados

16 de setembro de 2019 Arquidiocese

A última reunião ampliada em preparação ao 7° Fórum Social pela Vida foi realizada no último sábado (14), na Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais, na Região Norte. No encontro foram acertados os últimos detalhes sobre a programação, encerramento das inscrições, as missões e outros assuntos de infraestrutura.

O Fórum Social pela Vida é um evento da Arquidiocese de Mariana, realizado a cada três anos, confiado, em sua organização, à Dimensão Sociopolítica. Ele tem, como objetivo geral, debater temas atuais ligados diretamente à realidade de nosso povo, buscando a promoção da vida e da dignidade de todos como sujeitos de direitos, rumo à sociedade do bem viver. Neste ano,  Fórum será realizado de 26 a 29 de setembro, em Barão de Cocais, sob o tema “A terra clama por justiça e os pobres, por direitos” e lema “Eu ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7-8).

Para Marília Ângela Oliveira, da coordenação paroquia da Paróquia São João Batista, as expectativas para o Fórum são as melhores possíveis. “Sabemos que esse é um momento muito importante para Barão e para a arquidiocese. Depois de tantas coisas que aconteceram na nossa cidade, de tanta insegurança, que afetou a nossa rotina, temos uma expectativa boa”, disse. Segundo ela, o Fórum Social será um momento de reflexão para toda a cidade. “Mesmo que não estará participando diretamente das oficinas terá a oportunidade de refletir sobre os temas. Nas celebrações deste domingo entregamos alguns roteiros explicando sobre o Fórum. As pessoa que ainda não sabiam do evento começaram a ter conhecimento  da sua importância”, acrescentou.

Dona Regina Lucia Rosa Gomes, da Comunidade do Rosário, afirma que o clima do Fórum já está nas comunidades. “Estamos desde fevereiro no clima do Fórum. O povo de Barão é um povo que gosta de fazer as coisas acontecerem. Estamos animados com a chegada do evento. Estamos preparando tudo com muito carinho e com a certeza que São João está abençoando tudo”, disse.

Visita às escolas

O 7° Fórum Social será dividido em seis eixos temáticos (Estado do Bem Viver, saúde e segurança alimentar, justiça restaurativa, água minério e energia, dignidade humana e juventude). Cada um dos eixos será acolhido por uma das comunidades da cidade, onde serão realizadas oficinas e plenárias sobre os temas. Na tarde da sexta-feira (13), representantes da equipe de organização do Fórum foram visitar os espaços que irão acolher os participantes.

Missões

Dentro da caminhada de preparação para o 7° Fórum Social pela Vida uma experiência missionária será realizada na cidade de Barão de Cocais de 23 a 25 de setembro. As missões tem como intuito visitar as famílias e mobilizar as pessoas para o evento.

Segundo Whelton Pimentel (Leleco) cerca de 60 missionários irão participar da iniciativa. “No grupo também teremos a presença de quatro casais da cidade de Congonhas, que vivem uma realidade parecida com a de Barão de Cocais, por causa da barragem, irão participar”, disse.

Romaria Dom Luciano

A vida profética do servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida será lembrada na 2ª Romaria Dom Luciano em favor da vida, no dia 29 de setembro. A caminhada irá encerrar o 7° Fórum Social pela Vida. Ela será iniciada no poliesportivo, às 9h, e terminará com uma celebração presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. 

 Saiba mais sobre a Romaria Dom Luciano em favor da vida.

Hino do Fórum

Ouça o hino do 7° Fórum Social pela Vida:

Agenda