segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Unidade e participação marcam III Encontro dos Coordenadores/as Paroquiais de Pastoral

27 de março de 2017 Arquidiocese

A unidade e a participação marcaram III Encontro dos Coordenadores/as Paroquiais de Pastoral realizado no domingo, 26, no Instituto de Filosofia do Seminário São José, em Mariana. Refletindo sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE 2016-2020), os participantes conheceram os principais pontos do documento e a história dos projetos na Arquidiocese.

“Vocês, coordenadores, serão uma ponte importante no processo de implementação do projeto. Por isso, vocês precisam se identificar com o PAE. Pois, ele é um instrumento para construir o reino de Deus”, afirma o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, que conduziu as atividades do dia.

Padre Geraldo disse que o PAE 2016-2020 é uma continuidade do PAE 2010-2014. “É o mesmo projeto, mas renovado. Ele foi construído em comunhão com a Igreja e com o magistério do Papa Francisco. O PAE vem dar continuidade aos projetos anteriores. Conhecer essa história é importante. Pois mostra que o PAE 2016-2020 é fruto de uma caminhada. Ele é a continuidade dos projetos anteriores”, explicou o presbítero.

Este encontro, que contou com a presença de 120 pessoas,  teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os coordenadores paroquiais de pastoral. Fazendo com que eles percebam que há uma unidade de ação pastoral na Arquidiocese.

“O encontro foi muito bom. Em nossa paróquia nós já estamos conversando sobre o PAE. Então, hoje foi um dia para ampliar o leque e poder continuar os trabalhos”, disse Maria Tereza de Paula, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana.

Para Efigênia Silva Gonçalves, da paróquia São Judas Tadeu, em Conselheiro Lafaiete, o dia foi muito proveitoso participativo e esclarecedor. “Eu percebi que os coordenadores estavam bastante comprometidos com a implementação do projeto nas paróquias. Estou saindo com bastante esperança para as próximas etapas”, completou Efigênia.

Unidade na evangelização

Uma celebração, presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, fez parte da programação. Ao final da missa, Dom Geraldo ressaltou sobre a importância de todos assumirem o PAE. “O Projeto de Evangelização deve ser assumido por todas as forças vivas da Arquidiocese de Mariana. As comunidades, os movimentos, as pastorais, as paróquias e as regiões. A gente percebe, imediatamente, quando a paróquia assume de verdade o PAE. O que está em jogo é a unidade da nossa Igreja. O projeto não é uma camisa de força, não queremos uniformizar. Podemos usar roupas diferentes, mas a fala deve ser a mesma”, disse o arcebispo.

Lançamento nas paróquias

No próximo domingo, 2 de abril, será o lançamento oficial do Projeto Arquidiocesano de Evangelização nas paróquias da Arquidiocese. “É importante que as paróquias se envolvam e se organizem para esse lançamento”, motivou padre Geraldo.