domingo

, 19 de maio de 2024

Vida de Dom Luciano é tema de Semana Acadêmica

26 de agosto de 2016 Arquidiocese

Celebrando os 10 anos de falecimento do seu fundador e idealizador, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana Dom Luciano (FAM), em parceria com o Instituto de Teologia do Seminário São José, promoveu a Semana Acadêmica Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

“Para nós é importante estar comemorando os 10 anos da passagem de Dom Luciano com uma semana de estudo sobre ele, sobre o que ele escreveu, pois ele foi um dos fundadores da nossa faculdade. Foi ele quem idealizou, quem pensou em criar a faculdade e não mediu esforços para que ela existisse. Então, agora ele se torna para nós um objeto de estudo, tanto pela vida que foi um exemplo para todos nós, como pelas obras e os artigos, tudo o que ele escreveu, onde ele manifesta, assim de forma muito clara, a sua inteligência e a sua confiança na graça de Deus”, ressalta padre Vander Martins.

O evento, que começou no dia 22 de agosto e termina nesta sexta-feira, 26, com a entrega da Comenda dom Luciano, propõem dialogar em torno do itinerário histórico, espiritual, filosófico e teológico de Dom Luciano.

Para o seminarista João Luiz da Silva foi uma grande alegria poder participar desta semana acadêmica. “Essa foi uma oportunidade de conhecer ainda mais a espiritualidade e a capacidade que Dom Luciano teve de tocar os corações, sobretudo a sua ação. Nós percebemos nessa semana acadêmica que Dom Luciano soube muito bem conjugar contemplação e ação, contemplando o Cristo e sempre agindo em nome de Jesus”, afirma.

Além do lançamento do segundo volume do livro “Dizer o Testemunho”, os temas  “Espiritualidade inaciana no itinerário de um santo” e a “Filosofia e política no pensamento do Prof. Luciano Mendes”  e “Caridade e justiça em Dom Luciano” foram debatidos e estudados ao longo da Semana.

Agenda