quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Visita às escolas e encontros com pastorais e movimentos marcam a Semana de Animação Missionária

05 de julho de 2023

Teve início, em 25 de junho, a Semana de Animação Missionária. Promovida pelo Seminário São José e as congregações religiosas presentes na Arquidiocese de Mariana, durante esse período, seminaristas e religiosos são enviados às paróquias e comunidades.

Dentro das atividades programadas, os missionários estão realizando encontros com as pastorais, movimentos, grupos de jovens, catequese, coroinhas e visitando comunidades e escolas.

Os seminaristas da etapa da Filosofia e as religiosas iniciaram a missão no dia 25 de junho, permanecendo nas paróquias até o último domingo, 02 de julho. Já os seminaristas da Teologia juntamente com os religiosos iniciaram sua missão no dia 30 de junho e vão permanecer nas paróquias até a próxima sexta-feira, 07 de julho.

Segundo a aspirante Izabela Maria, da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, que realizou a missão em Porto Firme (MG), “por meio de visitas às escolas, encontros de catequese e visita às famílias foi possível mostrar um pouquinho do que é a vida religiosa e sacerdotal, como também dar uma tomada de consciência sobre as diversas vocações que ao modo geral somos chamados”.

“Momento muito proveitoso não só para mostrar que há este estilo de vida, que é a vida consagrada religiosa, como também de fortalecer e ir dando clareza de que estamos no caminho certo”, destacou a jovem.

Quem também compartilhou sobre a experiência foi o seminarista Gustavo Araújo, do 1º ano de Filosofia, que esteve em missão na Paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes (MG). “Estar em contato direto com crianças, jovens e adultos, eleva-nos a refletir sobre nós mesmos em um aspecto missionário, ou seja, nosso sim no caminho que o Senhor nos chama. Esse sim é sinal de encontro. Encontrar-se com Cristo perpassa não somente a nossa presença na Igreja, mas também na nossa sociedade que estamos introduzidos e exercemos o que é proposto pelas Sagradas Escrituras. Sendo assim, essa experiência é renovadora no que se refere ao amor, pois somos ovelhas guiadas pelo Bom Pastor e para segui-lo necessitamos conhecer a nós, com efeito, acompanharemos seus preceitos”, disse.

Texto: Diêgo Souza Almeida, 1° ano de Teologia – Coordenador do Comise

Fotos: Seminaristas

Veja também:

Seminário São José divulga subsídios para a Semana de Animação Missionária e a Hora Santa para julho

Seminaristas vão às ruas de Mariana e realizam Ação Missionária com pessoas em situação de vulnerabilidade

VEJA TAMBÉM