terça-feira

, 18 de janeiro de 2022

Vocacionados ao sacerdócio da Arquidiocese de Mariana participam da Semana Vocacional 2022

10 de janeiro de 2022

Foram encerradas no último sábado, 08 de janeiro, as atividades da Semana Vocacional 2022. Promovida pelo Seminário São José, na casa da Filosofia, em Mariana (MG), o encontro teve como objetivo acolher os jovens candidatos ao Grupo de Orientação Vocacionado (GOV) e ao Propedêutico.

Respeitando todos os protocolos sanitários impostos pela pandemia da Covid-19, o Seminário São José proporcionou, durante esses dias, missas, momentos de oração e adoração, de autoconhecimento e conhecimento do outro, de convivência fraterna, informações acerca da Arquidiocese de Mariana e da história do Seminário e de vários outros, para auxiliar os jovens no discernimento do chamado de Deus em suas vidas. Toda a semana foi marcada por encontros, partilhas e testemunhos da parte dos vocacionados e da equipe responsável por acompanhá-los, formada por padres, seminaristas, psicólogas e membros do Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Comentando sobre sua experiência, o vocacionado Weslei Barbosa Maurílio, de Porto Firme (MG), pontuou que “a semana vocacional de 2022 representou uma experiencia de vida fantástica; foi algo pelo qual eu nunca havia passado. Confesso ter ficado surpreso, positivamente, por tudo que aqui pude passar, partilhar e aprender”. “Muitos de nós viemos aqui para termos, a partir daqui, um discernimento maior sobrea nossa real vocação. Tenho convicção que se esse era o objetivo, esse fora alcançado ou pelo menos muito sobre foi esclarecido”, disse.

Apontando sobre a vida espiritual, Weslei destacou que “foi extremamente marcante cada momento em que nós fomos convidados a nos colocar na presença de Deus. Cada momento de oração foi incrível por me proporcionar sentir perto e amado por Deus, independentemente de onde eu estivesse”.

Também o jovem Lucas Teixeira do Nascimento, de Senador Firmino (MG), partilhando um pouco sobre sua experiência, afirmou que “poder participar da Semana Vocacional, desse período de discernimento, é um momento inigualável, de profunda intimidade e confiança em Deus, como uma criancinha que se joga aos braços de seu pai, confiando plenamente que ele a sustentará. Durante esse período, na convivência, nos momentos de partilha, bem como em todos os momentos, podemos perceber o cuidado de Deus”.

Segundo o diretor do GOV e promotor vocacional da Arquidiocese, padre Rosemar Marcos Condé, “a Semana Vocacional foi uma verdadeira experiência de encontro com Cristo que nos chama a estar na sua presença. 31 jovens de nossa Arquidiocese participaram desse momento significativo no trabalho das vocações. Gratidão a Deus e a todos aqueles que de alguma forma estiveram envolvidos nesse evento”.

Por sua vez, o diretor Etapa do Propedêutico, padre Sérgio José da Silva, ressaltou que “a Semana Vocacional, neste tempo de pandemia, foi uma oportunidade de contato com os candidatos, experiência de convivência, partilha e esperança; a certeza de que o convite do Mestre continua sendo forte mesmo diante de tantas situações difíceis. É Deus quem nos inspira, é Ele quem nos vocaciona e coloca em nós essa iniciativa”.

Para a agente do SAV, Leci Conceição Nascimento, “colocar-se a serviço nesta Semana Vocacional é participar de um grande retiro espiritual, tempo de graça e muita gratidão. As partilhas, reflexões, dinâmicas, momentos orantes – o colocar-se em escuta – nos permitem ao mesmo tempo, rever nossa história e ajudar os vocacionados e discernir o chamado que Deus, lhes faz para darem com amor e generosidade sua resposta!”.

A Semana Vocacional não é simplesmente um processo seletivo, mas a tentativa da escuta da vontade de Deus para cada vocacionado neste momento, lembrando que o caminho de discernimento deve ser continuado e amadurecido, pois em alguns dias não é possível ter uma resposta pronta e acabada. Desse modo, rezemos constantemente por cada vocacionado.

Texto e imagens: Seminário São José

Veja também:

Semana Vocacional 2022 acontece em Mariana

VEJA TAMBÉM